Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Hotelaria

Simpósio de Governança e painéis de sustentabilidade marcam Encatho

Vitor Ferreira e David Canobra , em palestra sobre Caminhos sobre a Sustentabilidade Hotelaria

Vitor Ferreira e David Canobra , em palestra sobre Caminhos sobre a Sustentabilidade Hotelaria


No primeiro dia da 28ª edição da Encatho, o encontro realizou diversas palestras, simpósios e painéis que traziam o tema da sustentabilidade na hotelaria para ser debatido de diferentes formas. O dia começou com o 6º Simpósio de Governança Hoteleira que, divido em quatro palestras, abordou temas pungentes do setor. Carlos Bollentini, gerente Geral do Hotel Sol Ipanema – RJ, discursou sobre os Caminhos do sucesso do Profissional Hoteleiro. De acordo com Bollentini, o setor é conhecido por seu rápido crescimento econômico e por ser líder na criação de empregos. Porém, até muito recentemente, o setor era também visto como um segmento sem preparo e sem qualificação. “A qualificação é muito importante para a melhoria dos serviços oferecidos pela hotelaria e para o crescimento do setor, que tem tudo para dar certo. O setor só não vai pra frente se cair um asteroide no mundo e destruir tudo, porque temos todas as ferramentas”, apontou Bollentini.


As outras palestras do Simpósio do dia vão debater a “Segurança a prática da governança hoteleira”, com o palestrante Luis Braga Kronbauer, técnico em Segurança do Trabalho; “A comunicação entre manutenção e governança como fator de sucesso na operação hoteleira”, com Paulo Correa, gerente de Infraestrutura do Hotel Il Campanário – SC; “Como criar uma carreira sustentável”, com Mariléia Martin, mestre em Turismo pela Univali.

Em paralelo à palestra voltado para os caminhos do sucesso da hotelaria, Vitor Henrique Moreira Ferreira, especialista, consultor e professor em planejamento em marketing e turismo; e David Agusts Modak Canibra, coordenador do curso de Turismo da Estácio de Santa Catarina, debateram “Caminhos para a Sustentabilidade na Hotelaria”. Segundo Ferreira, práticas que envolvam a comunidade local, incluindo na decoração trabalhos artesanais, como por exemplo, sugerir ao hóspede que reutilize a toalha de banho; a implementação de práticas ambientais; buscar identificar e reduzir os impactos e riscos na natureza; e preservar o cenário, a fauna e flora são algumas das ações que ajudam no objetivo de uma Hotelaria mais sustentável. “Hoje, o turista se hospeda em locais segundo suas filosofias sustentáveis de acomodações, isso gera um impacto direto em como as hospedagens devem agir”, declarou. Para Ferreira, foi devido ao surgimento dessa demanda que os Roteiros de Charme se constituíram.


Na parte da tarde, o evento compreende o painel “Em busca da Certificação Ambiental”, com Benyamin Fard, da Biovita Consultoria Ambiental; e “Utilização da água com economia, conforto e sustentabilidade”, com Eduardo Luiz Fervasoni, da Delta Faucet; o segundo período de palestras será moderado pelo presidente da Paraitur Hotel e ex-presidente da ABIH-SC, Volnei Koch. A última rodada de palestra será sobre “Cloud Computing e inovação: uma nova abordagem na busca de vantagem competitiva”, que será ministrada por David Dias, da IBM Brazil e Fábio Adriano da Bematech. João Eduardo Moritz, diretor de Marketind da ABIH-SC estará mediando o painel. 

Para finalizar, Fernanda Correa Zanette vai apresentar uma palestra técnica com Cases de sucesso com soluções sustentáveis em SC da Pousada Oceanomare e Costão do Santinho Spa & Resort.

Samantha Chuva, de Florianópolis (SC)

Receba nossas newsletters