Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

FIT Cataratas contou com 219 estandes e 700 expositores

Paulo Angeli, coordenador do FIT Cataratas  (foto: Marcos Labanca)

Paulo Angeli, coordenador do FIT Cataratas (foto: Marcos Labanca)


O Festival de Turismo das Cataratas reafirmou, na sua nona edição, que é um dos maiores eventos de turismo do Sul do país. Os números levantados até o momento revelam o crescimento em todos os aspectos que compõem o evento. Foram 219 estandes e mais de 700 marcas expositoras.  “Este levantamento inicial já demonstra que ampliamos significativamente os números em relação aos eventos anteriores”, afirmou o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli. “Estes dados ainda apontam que a cidade é um destino favorável para grandes eventos de turismo e outros segmentos.”

O público também superou a expectativa da organização. Com mais de seis mil participantes, o festival contou com a presença de profissionais, empresários e estudiosos do turismo de todo o Brasil e de alguns países da América do Sul. Foram 48 caravanas, com representantes de diversas regiões e especialidades turísticas. “O Festival de Turismo das Cataratas expressa toda a vitalidade da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu. Quando se trabalha com seriedade e profissionalismo, os resultados aparecem”, destacou o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla.

Além do recorde no número de participantes, o FIT registrou a maior participação de sua história no turismo científico. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu recebeu 143 trabalhos científicos e teve 108 selecionados para apresentação. Nessa edição, o tema “Turismo na Natureza” esteve ligado a outras atividades do festival. Durante o evento, também foram lançados os livros com trabalhos selecionados de 2012 e 2013.

Entre os eventos paralelos, que foram inovações da nona edição, aconteceram o Salão Adventure Cataratas, que abordou o turismo de aventura e interação com a natureza; o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, com a diversidade religiosa da região trinacional; e o Salão E-Marketing Cataratas, que levou aos participantes as novas tecnologias e o debate do turismo na internet.

Como em todos os anos, a Arena Gastronômica Brasil Sabor atraiu um grande público para suas palestras e degustações. Dessa vez, a abordagem ficou por conta da “gastronomia responsável” e da culinária baseada em alimentos típicos da região. Ao todo foram oito chefs de cozinha, que apresentaram diversos pratos inovadores.

Os participantes do Festival Internacional de Turismo também participaram de eventos sociais na cidade, além de passeios e visitas técnicas. Os já tradicionais Clube do Arroz Amigo e Clube do Feijão Amigo se confraternizaram e homenagearam as personalidades que contribuem com o desenvolvimento turístico.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters