Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

“Trem é Turismo” pretende aumentar em 15% o fluxo de turistas

Sávio Neves na apresentação do projeto

Sávio Neves na apresentação do projeto “Trem é Turismo”, no Rio de Janeiro (Home: Luiz Carlos Barbosa, Sávio Neves e Evandro Alves, diretor do Sebrae-RJ)


O Sebrae, em parceria com a Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Cultural) e com a Estrada de Ferro do Corcovado, escolheu as instalações do Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, para lançar o projeto “Trem é Turismo”. A iniciativa tem como objetivo trabalhar as principais necessidades do segmento, ampliando o volume de negócios realizados através do crescimento de fluxo de usuários dos atrativos.

O projeto “Trem é Turismo” estará em operação entre agosto deste ano e março de 2016. Com foco no Trem Turístico e Cultural, as ações consistem em um amplo programa de apoio à melhoria da competitividade dos operadores dos trens e dos pequenos empreendimentos que atuam no seu entorno, através de ações de capacitação empresarial (oficinas e consultorias) e de acesso ao mercado (plano de marketing, divulgação e promoção). Luiz Carlos Barbosa, da LCB Consultoria, e coordenador do projeto, explicou como a ação pode contribuir para o desenvolvimento do setor.

“Os trens turísticos e culturais brasileiros movimentam anualmente cerca de 3 milhões de turistas e visitantes. Parece ser um número interessante, mas olhando o tamanho de nossa população, é uma estatística ainda muito pequena. O potencial brasileiro pode chegar a ter 60 trens em operação, movimentando 10 milhões anualmente, nos próximos 10 anos. Atualmente, temos mercado para o setor mas com uma demanda reprimida. De fato, o Brasil tem potencial para dobrar o número de trens turísticos e culturais, além de triplicar o número de usuários até a próxima década.”

Ao todo, 23 trens turísticos em operação por 11 cidades serão contemplados pelo projeto. Entre os trens e localidades que serão trabalhados, além do Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, está o Trem do Forró, em Pernambuco; o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo; a Maria Fumaça Ouro Preto a Mariana e a Maria Fumaça São João Del Rei a Tiradentes, em Minas Gerais; o Trem da Serra do Mar Paranaense, no Paraná e Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul, entre outros.

Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado, falou sobre a importância do projeto e o fortalecimento do segmento. “É uma honra muito grande fazer parte desse lançamento aqui na nossa casa. Essa ação já teve uma primeira fase a cerca de 5 anos atrás, e agora estamos entrando nessa segunda fase. Enfrentamos uma luta de quatro anos para tirar esse projeto do papel, agora com essa nova investida e um aspecto muito mais ambicioso. Recebemos 2 milhões de usuários anualmente. Com essa parceria, criaremos condições para melhorar a gestão e a infraestrutura do trem e ao redor dele para trazer mais conforto e comodidade ao visitante.”

Luiz Carlos destacou, ainda, as vantagens que estão por vir. “O segmento de trens aciona a economia e gera riqueza. Tem uma influência positiva em grandes e pequenas cidades. Os trens geram fonte de renda, de economia e de história. O setor aciona uma grande cadeia de pequenos negócios, que usufruem do fluxo de passageiros. Esse projeto trabalha fortalecendo essa governança, com intuito de aumentar o número de turistas que utilizam os trens e buscando 600 pequenos negócios espalhados entre as cidades e estados. Queremos fortalecer o entorno desses trens selecionados e aumentar em 15% o número de fluxo de turistas e usuários durante esses quase 2 anos de projeto que temos pela frente.”

O lançamento oficial do projeto, com uma maior repercussão, será feito durante a 42ª Expo ABAV, em setembro, em São Paulo.​

Foto: Fláxia Xavier

Receba nossas newsletters