Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Abear completa dois anos e lança panorama do setor

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, entregando o anuário da entidade ao ministro do Turismo, Vinícius Lages

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, entregando o anuário da entidade ao ministro do Turismo, Vinícius Lages


A Associação Brasileira das Empresas Aéreas está completando dois anos de atividades. A data foi comemorada na manhã desta sexta-feira (22/08) na sede da entidade, com a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lages. Na ocasião também foi apresentado o Panorama 2013, que traz os principais indicadores do setor.

O presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, destacou as conquistas desses últimos dois anos e os próximos desafios. “Nos  tornamos  uma referência para o país e o fato de construir uma voz orgânica para o conjunto da aviação, com destaque para a possibilidade real de expor a aviação a sociedade.  Esta foi uma conquista”, disse.

O dirigente destacou também que a Abear teve a oportunidade de participar da discussão de temas ligados a regulamentação e infraestrutura, mas citou como principal conquista a desoneração da folha de pagamento das companhias e do querosene de aviação. “Tivemos avanços importantes. O dado mais emblemático diz respeito ao Governo do Distrito Federal, que diminuiu de 25% para 12%, com resultados mensuráveis expressivos, com pouco mais de 200 novos voos”, contou.

O principal desafio, na opinião de Sanovicz, diz respeito ao mesmo tema. Ele explicou que o combustível no Brasil é 20% superior a média mundial. “Isso impacta nos custos e na capacidade de rentabilização de toda cadeia produtiva”, ressaltou.

Panorama – A entidade também apresentou o seu anuário com os principais indicadores do setor. Entre os mais relevantes estão os dados ligados a qualidade, como pontualidade e extravio de malas. De acordo com o consultor técnico da entidade, Mauricio Emboaba, são informações de inteligência de mercado, que contribuem para o desenvolvimento da aviação. Há também no estudo dados econômicos e comparação com a indústria de aviação de outros países.

Veja abaixo os principais gráficos do estudo:

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters