Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Conheça os principais atrativos de Bogotá e Cartagena

Entrada da cidade murada, em Cartagena, um dos destinos preferidos dos brasileiros na Colômbi

Entrada da cidade murada, em Cartagena, um dos destinos preferidos dos brasileiros na Colômbi


“Tudo é questão de despertar sua alma”. A frase é do personagem Melquíades do livro Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marques, um dos ícones da Colômbia. Na ocasião, ele tentava explicar que as coisas tinham vida própria, mas aqui serve para definir as sensações e experiências oferecidas pelo destino, que não é Macondo, mas tem atrativos e peculiaridades que fazem com que visitantes do mundo todo se encantem.

Entre os principais destinos do país estão a capital, Bogotá, e Cartagena, banhada pelo mar do Caribe. As duas cidades são os destinos preferidos dos brasileiros que viajam à Colômbia. Em 2013, o crescimento do número de brasileiros em Cartagena foi de 29,2%, com um total de 14,7 mil turistas. Neste contexto, Brasil foi o quinto maior mercado para o destino, atrás dos Estados Unidos, Argentina, Chile e Venezuela.

Considerando todo o país, o Brasil terminou como oitavo maior emissor, com 92.875 visitantes. No entanto, os números de 2014 já apontam para um incremento de 8,6%. Entre janeiro e maio deste ano a Colômbia recebeu 49.769 brasileiros, número que eleva o Brasil ao posto de quarto maior emissor de turistas para o país. A expectativa é terminar 2014 com 95 mil brasileiros.

Bogotá – A capital, Bogotá, se destaca como uma metrópole vibrante e com muitos atrativos ligados a cultura e gastronomia. Um passeio pelo centro histórico é quase que uma viagem pela história do país. Com construções modernas e imponentes se misturando com outras que remetem aos dias de colônia espanhola. A praça Simón Bolívar abriga as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário e diz muito sobre a arquitetura local. Bem próximo dali está a casa onde Bolívar, herói da independência da Colômbia, morou e os edifícios ajudam a contar um pouco da história do país.

Ainda na região central está o Museu Botero. Fernando Botero é um dos principais artistas contemporâneos da Colômbia. Com traços e estilo característicos, ele doou à cidade todo acervo do museu, que reúne também obras de outros artistas, como Dalí, por exemplo. Todas elas faziam parte do seu acervo pessoal. A entrada é gratuita.

Outro ponto imperdível de Bogotá é o Museu do Ouro. Mundialmente conhecido, ele abriga objetos confeccionados por povos pré-colombianos. A grande maioria deles teve o ouro como matéria-prima e ele ajuda a contar um pouco da história dos habitantes locais antes da chegada dos espanhóis. Um dos espaços imperdíveis é o que simula um ritual dos povos indígenas.

Bogotá está a 2,6 mil metros do nível do mar, mas ainda é possível subir mais. O morro Monserrate é um santuário de peregrinação e no seu cume os visitantes alcançam mais de 3 mil metros de altitude. A subida pode ser feita de teleférico ou num funicular, uma espécie de bondinho. A possibilidade de ver a cidade do alto é um dos atrativos do lugar, mas os visitantes podem ainda visitar a igreja e uma feira de artesanato.

A cerca de 50 quilômetros de Bogotá está a cidade de Zipaquirá, onde está localizado um dos atrativos mais emblemáticos do país, a catedral de Sal. Construída no interior das minas de sal da cidade, ela é considerada a “Primeira maravilha da Colômbia”. Em 1950 foi inaugurada a primeira catedral do lugar, toda esculpida no sal que se formou nos tuneis da mina. Ela funcionou até 1990, quando foi fechada por falta de segurança. No seu lugar foi construída a atual, que foi inaugurada em 1995 e está a cerca de 60 metros abaixo da antiga e a 180 metros da superfície, no interior das minas de sal. É um santuário católico, mas vale a visita independente da religião, uma vez que o lugar é praticamente uma obra de arte esculpida no sal. Os visitantes podem ir de carro ou, nos finais de semana, por um trem turístico que sai de Bogotá.

Cartagena –
Um destino que reúne sol e praia, cultura e história. Esta é Cartagena, um dos destinos mais visitados da Colômbia. O centro histórico, cercado por uma muralha construída pelos espanhóis para proteger a cidade no século XVI, guarda ricas lembranças ligadas a diversos episódios da história da Colômbia, desde a época de colônia, passando pela independência, até a república. Há diversas maneiras de conhecer o lugar. Desde um city tour convencional a pé, passando por um passeio à noite de charrete, que mostra todo o charme da cidade à noite, até um tour que retrata os passos e locais que inspiraram o Nobel de Literatura, Gabriel García Marques.

Entre os atrativos imperdíveis de Cartagena que ficam fora da chamada “cidade amuralhada” estão o Forte de São Felipe e Convento da Popa. O primeiro foi construído pelos espanhóis para proteger a cidade de invasões. A construção guarda boa parte das suas características originais, ela ajuda a demonstrar algumas das técnicas e táticas militares utilizadas pelos colonizadores. Já a Popa é o lugar mais alto do destino e proporciona uma vista belíssima de toda a cidade. O morro abrigou um convento e conta hoje com uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Candelária.

Para quem procura por sol e praia, a viagem tem que passar pelas Ilhas do Rosário. Trata-se de um arquipélago de pequenas ilhas, a aproximadamente uma hora em lancha a partir da. O mar do Caribe, com águas esverdeadas, além de areia fina destoam do litoral de Cartagena, que apresenta águas escuras. O passeio dura aproximadamente um dia, mas há diversos hotéis e o visitante também pode passar a noite por lá. O passeio mais tradicional é pela Isla Grande que conta com águas calmas e mornas, características do mar caribenho bem apreciadas pelos brasileiros. Mergulho, snorkel, nado com golfinhos e até um passeio de bicicleta pelo povoado local estão entre as opções dos visitantes para passar o dia.

Leia mais sobre a Colômbia no Blogo do M&E:

Uma catedral feita de sal
A Cartegena de Gabo

Veja abaixo fotos de Bogotá e Cartagena:

Receba nossas newsletters