Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-BA e CBPM assinam termo de georeferenciamento de Estrada Real

Dirigentes da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assinaram, nesta segunda (15/09), termo de cooperação técnica para realização do georreferenciamento da Estrada Real na Bahia. A Setur apresentou à CBPM as indicações cartográficas que contribuem para o mapeamento da rota por onde foram escoadas riquezas extraídas na Bahia durante o período colonial.

Participaram do ato de assinatura do convênio, na sede da Setur, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, o diretor-presidente da companhia, Alexandre Brust, o coordenador do Projeto da Estrada Real, Ubaldo Porto Filho e representantes de setores de apóiam a iniciativa, como a Associação Comercial da Bahia, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-BA) e o Salvador Convention Bureau.

O trabalho de georreferenciamento será realizado por equipe técnica da CBPM em 15 municípios baianos, entre os quais, Jacobina, Morro do Chapéu, Seabra, Piatã e Rio de Contas. Com a utilização de imagens de satélite associadas ao uso de GPS e máquinas fotográficas, o estudo vai apontar as coordenadas exatas do Caminho Real. Este é o ponto de partida para o plano de reconstrução da estrada e sua transformação em novo roteiro turístico.

O secretário Pedro Galvão destacou a importância deste trabalho para o Turismo e sugeriu a criação do Instituto Caminhos Reais da Bahia, uma entidade sem fins lucrativos, a exemplo da bem sucedida experiência da Estrada Real em Minas Gerais. “A rota reconstruída em Minas movimenta o comércio e os serviços da cadeia produtiva do turismo, o que pode ser feito aqui, a partir de uma articulação entre o governo estadual e a iniciativa privada”.  

O conjunto formado por rotas do ouro compõe o Projeto da Estrada Real da Bahia. Os trabalhos serão iniciados pelo eixo principal, ou seja, pelo caminho que recebeu o nome de Estrada Real e uniu, em 1725, os núcleos do ouro, num percurso da Chapada Diamantina, entre Jacobina e Rio de Contas.

Presenças – Para acompanhar a assinatura da cooperação técnica, estiveram na Setur o presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca; o presidente Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-BA), José Alves, e o presidente do Salvador Convention Bureau, Pedro Costa.

Receba nossas newsletters