Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

BH mira mercado internacional e lança Manual do Empreendedor na Abav

Antônio Claret Nametala, presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, e Mauro Werkema, presidente da Belotur

Antônio Claret Nametala, presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, e Mauro Werkema, presidente da Belotur


A Belotur, o BHCVB e a ABIH-MG deram sequência às ações de consolidação de Belo Horizonte no período pós Copa, em evento realizado no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (16/09). Com o tema “Uma surpreendente BH te aguarda”,uma delegação de Minas chegou a capital carioca com o objetivo de apresentar sua rede hoteleira ampliada e renovada, novos atrativos turísticos e seus espaços para eventos. Além disso, BH adiantou algumas novidades que veremos durante a 42ª Expo Abav.
 
O presidente da Belotur, Mauro Werkema, destacou a importância de ações como essa para mostrar o resultado de todo um projeto pensado para o incremento turístico em toda a região. “Estamos com todo um esforço para aproveitar a visibilidade que tivemos durante a Copa. Ao todo, recebemos 360 mil turistas, com a presença de 130 mil estrangeiros. O Aeroporto Internacional de Confins também está no ritmo desse crescimento. Vamos ampliar de 10.5 milhões de chegadas para 20 milhões, em um período de dois anos de meio. É a Belotur e o Convention Bureau trabalhando juntos. Chegou a hora de divulgar todo esse nosso esforço”.

O M&E esteve no evento em São Paulo

BH tem uma localização privilegiada no mapa. Está à uma hora do eixo RJ-SP, principal emissor e porta de entrada para turistas. Para Werkema, são as cidades-chave para compartilhar e capacitar sobre o destino. “Acredito que é um diferencial competitivo aproveitar esses locais para divulgar Minas Gerais como um todo. O nosso próximo passo é Brasília, sem a data definida, mas esperamos que o evento aconteça ainda este ano, após as eleições.”

Além das 10 cidades brasileiras que toda a equipe de BH pretende estar até 2015, o destino já prepara seu passaporte para investir no mercado internacional. “Esperamos receber recursos na casa dos R$ 450 mil para produzir ações nas cidades de Los Angeles, Las Vegas e Buenos Aires”, destacou o presidente da Belotur.

Belo Horizonte foi sede de seis jogos da Copa do Mundo e, de acordo com pesquisa do MTur, foi a terceira cidade-sede que mais recebeu turistas estrangeiros (20%). E a cidade tem o que comemorar. Somente na ultima semana, BH captou três novos eventos, entre eles o Iccas, evento internacional de aviação. Outros dois eventos estão relacionados a ciência: “Ciência das Águas” e “Ciência do Metabolismo”.

“Para as Olímpiadas, receberemos o Comitê Olímpico Britânico. É hora de lidar com a iniciativa privada. Já no próximo ano, 10 capitais nacionais e 5 internacionais receberão nossa capacitação. Tudo isso aliado a evolução de nossa infraestrutura, para termos o que oferecer. É o caso da expansão da Expo Minas. Atualmente, o centro de convenções é constituído por três pavilhões com capacidade para 40 mil pessoas. Até 2016, a expansão do centro vai mais do que dobrar essa capacidade”, frisou Antônio.

Novidades para a Abav

Para a 42ª Expo Abav, Belo Horizonte terá novidades. Além de todo o estande consorciado com a Setur-MG, BH Convention Bureau, Sebrae, Senac e Estrada Real, o destino lançará, ainda, o Manual BH do empreendedor turístico. “Trata-se de um planejador de eventos que orienta empresários e executivos que estejam interessados em fazer um evento em BH. O material completo aborda os serviços e toda a infraestrutura que a cidade oferece, desde hospedagem até transporte e aeroportos”, disse Paulo Werkema.

Além disso, BH prepara uma ação visando operadores e organizadores de eventos na Ilha Corporativa, durante a feira. “Realizaremos dois encontros na quinta e na sexta-feira com organizadores de eventos e operadores para divulgarmos nossa expansão e evolução nos últimos anos dentro da Abav.”

Foto: Flávia Xavier

Receba nossas newsletters