Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministro diz que turismo deve ser estimulado no Rio de Janeiro

Vinicius Lages, Ministro do Turismo

Vinicius Lages, Ministro do Turismo

“O Rio de Janeiro é a joia da Coroa e o Brasil tem que estimular cada vez mais a região como destino turístico”. A afirmação é do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, durante o lançamento do Programa Lidera Rio Turismo, fruto de uma parceria entre o Sebrae-RJ, o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo, nesta sexta-feira (19/09), em Búzios. Segundo o Ministro, este programa, inédito no Brasil, deixará os destinos do Estado do Rio de Janeiro mais consolidados para receberem turistas nos próximos anos, pois contempla 21 municípios e prevê o desenvolvimento de ações locais junto aos órgãos públicos e ao setor empresarial.

“Não podemos cruzar os braços e imaginar que os turistas virão. A hospitalidade do brasileiro é muito importante, mas precisamos profissionalizar, incorporar processos e criar novos modelos de negócio. Uma das premissas para o crescimento do turismo passa pela formação de líderes para que estes possam desenvolver bons projetos. O Lidera Rio Turismo traz isso”, explicou Vinicius Lages, a uma platéia de mais de 200 pessoas.

Segundo Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae-RJ, o programa prevê a realização de oficinas, com quatro encontro presenciais em cada região; tutoria para as prefeituras; consultoria para análise do ambiente legal da região; missão técnica; e seminário internacional. Durante o programa será lançado um Guia de Alavancagem de Recursos e, ao final, os participantes desenvolverão um plano de ação de turismo, além de um projeto de turismo por município. O piloto será lançado em Cabo Frio, já em outubro, com um curso para 25 gestores públicos e líderes empresariais de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.

De março a outubro de 2015, o programa será oferecido nas demais regiões, entre elas Angra dos Reis, Agulhas Negras, Região Serrana e Vale do Café. Durante o evento, os participantes receberam a primeira experiência internacional de turismo, com palestra da Fundação Barcelona Media: “Inspirações mundiais de boas práticas na gestão do turismo”. ​

Mayara Moura

Receba nossas newsletters