Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Fórum sobre gastronomia paraense começa amanhã com palestra

A professora doutora em História da Universidade de Lisboa (Portugal), Maria Adelina Amorim, ministra uma palestra, nesta terça-feira (21), dentro da programação do seminário “Saberes e Sabores Luso-Paraenses: a construção do gosto”, que ocorre entre os dias 21 a 23 de outubro, de 14 às 17 horas, no auditório do Centro de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Reduto. O evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Após a abertura oficial do secretário de Turismo, Adenauer Góes, e da apresentação “O Turismo Gastronômico no Contexto da Política Pública de Turismo do Pará” pelo secretário-adjunto de Turismo, Álvaro Negrão do Espírito Santo, a professora portuguesa abordará o tema “Entre frades e índios aldeados: que alimentação na missionação?”. Na quarta-feira (22), Adelina Amorim fará explanação sobre “Práticas do comer, práticas do escrever: a comida na literatura paraense”, enquanto que a palestra de fechamento do dia ficará a cargo do professor doutor de História da UFPA, Antônio Maurício Dias Costa, com “Música popular no Pará e a construção do gosto”.

Já no último dia do seminário, o tema “Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém” será apresentado pela professora mestre da UFPA, Sidiana Ferreira, e também da mesma instituição de ensino superior, o professor doutor Aldrin Moura de Figueiredo, conclui a programação do evento com a palestra “O grande massacre dos Patos: festa e gastronomia no Círio de Nazaré nos tempos do Império”.

Receba nossas newsletters