O Enit – órgão oficial de Turismo da Itália – quer diversificar a oferta de destinos do país para o mercado brasileiro por meio do Clube Itália Brasil, grupo formado por cinco grandes operadoras. Na noite desta segunda-feira (20), o Clube apresentou mais uma opção de produto, a região de Úmbria, que fica a pouco mais de duas horas de Roma e é considerada o coração verde do país.
O diretor do Enit para a América Latina, Salvatore Constanzo, explicou que a Itália tem 20 regiões, cada uma com a sua peculiaridade, o que faz com que o destino ofereça uma infinidade de opções de roteiros. No entanto, ele lembrou que tanto a região de Úmbria como a de Emília Romana – que contam com ações do “Clube Itália Brasil” – são sempre combinados com destinos mais tradicionais, como Roma ou Toscana, por exemplo.
Além da formatação dos pacotes, as ações consistem em publicidade cooperada e treinamentos para os agentes de viagens. A promoção de Úmbria pelo clube teve início há um ano e Salvatore já comemora os resultados positivos. “Em 12 meses tivemos um acréscimo de 15% no número de brasileiros. No final do projeto, no ano que vem, esperamos alcançar um incremento de pelo menos 40%”, projetou.
Eduardo Barbosa, diretor da Flot e porta voz do pool, ressaltou que Úmbria possui produtos que podem ser muito populares, como por exemplo o Caminho de São Francisco de Assis – um roteiro que tem duração de seis dias e se assemelha com o famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e Portugal. “Mas não existe apenas o Turismo Religioso. Úmbria tem história, gastronomia e cultura”, explicou.
O Clube Itália Brasil tem também o apoio da Alitália, que oferece tarifas diferenciadas para a formação desses pacotes. O grupo é formado por Agaxtur, Flot, Monark, New Age e Soft Travel.
Fotos: Eric Ribeiro