Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Viagens de negócios ao exterior aumentaram em 300%

A Emdoc, consultoria especializada em mobilidade global, registrou aumento de 300% no número de viagens ao exterior realizadas no primeiro quadrimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a consultoria, que realiza os trâmites e processos para obtenção de vistos, as viagens de negócios ao exterior aumentaram de 275, em 2013, para 850, em 2014.

“Como as transferências a trabalho são mais caras e requerem mais programação e investimento, temos notado que muitas empresas mandam seus executivos para realizar reuniões estratégicas pontuais e, depois, retornar ao país de origem”, explica Carolina Garutti, sócia de EMDOC.

A consultoria elaborou um ranking com os destinos com maiores demandas em viagens de negócios no período. Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar, com Colômbia, em segundo, e Argentina, em terceiro. México, China e Peru alcançaram, respectivamente, a quarta, quinta e sexta colocação no ranking.

Entre os setores que mais enviaram profissionais para viagens de negócios, estão: engenharia e siderurgia (31%), cosméticos (17%), área química (10%), aviação (7%), eletrônicos (7%), bancos (4%), autopeças (4%), alimentos (4%) e outros departamentos (16%).

“A tendência dos últimos anos é de transferência de pessoas mais qualificadas, normalmente em cargos de gerência ou diretoria, diferente daquela situação de alguns anos atrás, quando transferíamos mão-de-obra braçal, ao invés de intelectual. Como as empresas brasileiras têm aberto mais e mais filiais no exterior, é natural que queiram que a chefia destas empresas lá fora seja composta por pessoas de confiança da matriz, no Brasil, que já conheça a fundo o processo e os produtos da empresa brasileira”, avalia a sócia.
.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters