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Agências e Operadoras

Idosos são consumidores valiosos para indústria, aponta pesquisa

De acordo com uma nova pesquisa publicada pela Amadeus, os idosos de hoje têm um apetite para viagens, renda significativa para gastar e muito tempo disponível, o que representa uma oportunidade importante para a indústria de viagens. O novo relatório “Tendências sobre a terceira idade: compreendendo o consumidor e o viajante idoso ativo” olha mais atentamente para as preferências deste grupo, incluindo o que os idosos ativos querem agora e no futuro quando se trata de viajar.
 
Até 2020, a população mundial de adultos com 65 anos de idade ou mais triplicará, atingindo 700 milhões. Dado este potencial de mercado significativo, a Amadeus compilou dados sobre a visão dos viajantes da terceira idade de hoje, por meio de uma combinação de análise de tendências, pesquisa documental e entrevistas com grupos-alvo de viajantes frequentes, com idade de 50 anos ou mais, em quatro países: Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.
 
Quatro tendências-chave emergiram, a partir do relatório, como características importantes e considerações para satisfazer às necessidades exclusivas do viajante idoso ativo:
 
1. Desafiando “velhos” pressupostos: Idosos ativos são jovens de coração e não se consideram “velhos”. Finalmente, eles sentem que têm o tempo, a energia e os recursos financeiros necessários para explorar e fazer coisas novas. Uma viagem se torna algo mais conduzido pela experiência, à medida que eles procuram gastar seu tempo de maneiras mais significativas. “Um tamanho único não serve para todos”, ou seja, não existe uma solução universal que atenda a todos.
 
2. Realizar x possuir: Os idosos ativos já não medem o que eles têm pelos bens materiais que possuem; ao contrário, preferem medir o que têm pelas experiências que viveram. Eles valorizam o “visitar para fazer algo” em lugar do turismo do “visitar somente para ver”; são ativos, aprendendo, descobrindo e encontrando entusiasmo em novas experiências, ao invés de querer adquirir coisas novas.
 
3. Deixando um legado:
Os idosos ativos sentem que estão em melhor posição econômica do que seus filhos e querem compartilhar experiências que enriquecem toda a família. Eles procuram atividades altruístas e veem o “volunturismo”, mistura das atividades de voluntariado com as de turismo, como forma de contribuir ativamente com a sociedade.
 
4. Utilizando a tecnologia:
Em um mundo onde a tecnologia parece prevalecer, os idosos ativos veem a tecnologia como um meio, e não um fim. O uso excessivo da tecnologia para “sempre estar conectado” não é aceitável para eles; apreciam a interação humana e valorizam os profissionais de turismo que oferecem serviço personalizado e transmitem uma sensação de confiança e segurança.
 
“Os viajantes idosos mais ativos querem realizar o que está em suas listas de desejos e deixar um legado para suas famílias. A viagem é um componente central destes planos e nossa indústria está em ótima posição para ajudá-los a realizar seus sonhos. Devemos levar essas preferências a sério, à medida que desenvolvemos novos produtos e serviços para este grupo”, disse Scott Alvis, diretor executivo de Marketing da Amadeus para a América do Norte.
 
“No Brasil, os idosos, em 2013, chegaram a 11% da população, com cerca de 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. E o rendimento dessa geração, no mesmo ano, chegou a 21% da massa de renda total da população do país, segundo dados do IBGE. A maioria dessas pessoas já está aposentada e quer aproveitar agora o tempo e o dinheiro que não tinham antes para viajar”, diz Mário Ponticelli, diretor e country manager da Amadeus Brasil.
 
Para aqueles que tentam atrair e chamar a atenção do valioso grupo de idosos ativos, a chave é entender como suas preferências diferem, principalmente, em suas atitudes em relação à vida, às redes sociais e relacionamentos online/offline.  Ao contrário de gerações mais jovens, os idosos ativos não visualizam as funções online como substitutos para a interação humana e consideram as pessoas como os verdadeiros especialistas. Quando se trata de tecnologia, estabelecer um equilíbrio entre recursos online e off-line que permitam aos idosos envolverem-se o quanto eles escolherem será fundamental para o sucesso.
 
O relatório fornece uma visão sobre as preferências e expectativas únicas dos idosos ativos em outras áreas, tais como valores, serviços, flexibilidade, conveniência e apoio em suas viagens. Também descreve como a indústria de viagens poderá servir os viajantes idosos ativos durante todo o ciclo de viagem — desde a pesquisa, o planejamento e as reservas, durante e depois de sua viagem.
 

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