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Política

FeBHA defende medidas para fortalecer turismo da Bahia

Silvio Pessoa

Silvio Pessoa


A FeBHA – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia enviou carta ao governador eleito da Bahia. Na mesma, lembra que nos últimos sete anos do Governo Wagner foram realizadas importantes conquistas e verificados consideráveis avanços no turismo da Bahia, como a duplicação dos desembarques aéreos que saíram de 11 milhões de passageiros entre 2001/2006 para 22 milhões entre 2007/2012, mais do que a duplicação e na atração de investimentos privados passando 2,2 bilhões de dólares em 2006 para 5,3 bilhões em 2013. Esse crescimento não pode e não deve ser interrompido. Na carta afirma que é nossa obrigação sugerira continuidade e a ampliação de algumas dessas ações bem como o início de outras tantas que podem contribuir para o progresso do turismo em nosso estado. O documento é assinado por Silvio Pessoa, presidente da FeBHA – Federação Baiana de Hotéis.

1 – Conseguir que o núcleo central do governo (Planejamento, Fazenda, Administração e Casa Civil) veja o turismo como prioridade estratégica, pois representa 7,5% do PIB da Bahia;

2 – Implementar a Lei Estadual do Turismo gestada com a participação de todo o Trade Turístico e sancionada pelo Governador Jaques Wagner em janeiro de 2014;

3 – Invertir no Prodetur Bahia de Todos os Santos financiado pelo BID e abandonar a ideia de mudar o projeto para incluir Itacaré e Ilhéus neste programa, pois isso implicaria num atraso de 18 meses no projeto;

4 – Estabelecer um novo plano para obter recursos do BID para um projeto de aproveitamento turístico cultural de todos os 1,100 km de costa, estimulando o turismo náutico na Bahia, e ai sim, incluir Itacaré e Ilhéus;

5 – Tirar da SUCAB a exclusividade de fazer obras, permitindo que a Bahiatursa faça a reforma do Centro de Convenções e concluir a terceirização do Centro de Convenções da Bahia;

6 – Manter e fortalecer o Disque Bahia Turismo 24 horas, melhor call center turístico do Brasil em inglês, português e espanhol;

7 – Ampliar o Programa de Qualificação para o Turismo – o Qualiturismo – que já qualificou 20.000 (vinte mil pessoas) em 7 anos, possibilitando a este Programa a intermediação para hotéis, restaurantes e similares, de mão de obra qualificada;

8 – Manter, ampliar e garantir o nível técnico (não político e não partidário) do Projeto Guias e Monitores do Carnaval e da Copa, considerado pela Confederação Nacional de Guias de Turismo como o melhor programa de receptivo do Brasil;

9 – Executar o convênio já assinado criando a Estrada do Chocolate – Ilhéus / Uruçuca, até a BR 101;

10 – Acelerar a conclusão da Feira de São Joaquim e realizar uma grande ação promocional da Feira como atrativo turístico;
11 – Consolidar e ampliar o Programa “Viaje por um Mundo Chamado Bahia”, com o Clube de Descontos do Servidor (SEAD), possibilitando Servidores e aposentados viajarem mais barato para a Bahia;

12 – Implantar a Sinalização Turístico-rodoviária de todas as zonas turísticas do Estado, a exemplo do que foi feito no Litoral Sul (Costa do Cacau, Dendê e Descobrimento) e em parte da Chapada Diamantina;

13 – Manter e ampliar a política de redução de ICMS para a Aviação regional, o que nos possibilitou ter novos voos para destinos como Lençóis, Paulo Afonso e Valença, além do aumento de voos para Porto Seguro e Ilhéus;

14 – Dar continuidade da realização do Salão do Turismo da Bahia executado pela Bahiatursa (em 2015 o 4º Salão) como a maior ferramenta de marketing do produto Bahia, ampliando as rodadas de negócios entre operadores nacionais e internacionais com os empresários locais;

15 – Consolidar os novos produtos e segmentos turísticos criados pelo Governo Wagner (2007/2013) como Stock Car, Turismo do Vinho em Juazeiro, Semana da Diversidade LGBT, Rotas do Chocolate, Turismo Étnico, Turismo Religioso e Turismo Esportivo e, muito especialmente, ampliar a promoção e divulgação do São João da Bahia no Interior e na Capital do Estado, com uma nova marca do turismo baiano;

16 – Fortalecer a Cadeia Produtiva do turismo com estímulos fortes à Produção Associada ao Turismo (artesanato, gastronomia, serviços, arranjos produtivos locais em torno do turismo religioso, do chocolate, do vinho, da cachaça e dos produtos juninos);

17 – Estimular o Turismo Rural que saiu de 12 empreendimentos em 2006 para 112 em 2013 (catálogos de empreendimentos, roteiros específicos, divulgação própria, qualificação profissional);

18 – Oferecer qualificação profissional e empresarial das empresas de Turismo de Aventura e Ecológico;

19 – Consolidar o Observatório do Turismo como um poderoso instrumento de pesquisa e planejamento;

20 – Captar recurso para requalificação de destinos turísticos importantes como Itacaré, Maraú, Ilhéus, Porto Seguro, Nova Viçosa, Valença, Prado, a exemplo do que foi feito em Morro de São Paulo e Imbassahy, requalificados no Governo Wagner; e,

21 – Implantar o Oceanário da Bahia cujos estudos técnicos, econômicos e de localização já estão prontos para serem transformados em Termo de Referência para licitação, com recursos do Ministério do Turismo.

22 – Ampliar as funções e o orçamento da Bahiatursa para Promoção Nacional, Internacional e Regional (ações junto a operadores e agentes de viagens, captação de voos, marketing, propaganda). Receptivo, (postos de informação, Call center) e Gerenciamento de Produtos Turísticos (São João, Stock Car, Vapor do Vinho, Estrada do Chocolate). Para isso mudar o Estatuto da Bahiatursa.

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