Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministro destaca importância dos observatórios de turismo

Ministro Vinicius Lages (Foto: Pei Fon Secom/Maceió)

Ministro Vinicius Lages (Foto: Pei Fon Secom/Maceió)


A importância de padronizar os sistemas de informações e estatísticas que ampliam o conhecimento sobre o mercado de viagens no país foi o foco do 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, em Maceió (AL). O evento reúne gestores de turismo de estados e municípios, representantes do MTur, da Organização Mundial do Turismo (OMT) e das universidades para discutir e trocar experiências sobre o uso dessa ferramenta de gestão do turismo.

Ao abrir o evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, relacionou o aumento da competitividade do turismo brasileiro à existência de uma base consistente de dados e mecanismos de monitoramento que forneçam subsídios confiáveis para orientar as políticas públicas para o setor. “O que não se mede não se gerencia, já temos algumas ferramentas como o Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro, mas precisamos avançar mais. Precisamos padronizar a metodologia para construir uma base nacional de informações – e os observatórios estaduais e municipais são importantes nesse processo”, disse.

O país conta hoje com vários observatórios que monitoram indicadores da atividade turística em suas áreas de atuação. Hoje são nove observatórios estaduais (AM, BA, DF, ES, GO, MG, PR, PA e RS) e quatro municipais (BH, Porto Alegre, São Paulo e Vitória) registrados no site do MTur, alguns criados em parceria com universidades, como o de Cristalina (GO) implementado pelo CET/UNB, e com a iniciativa privada. A maioria deles com menos de três anos de funcionamento.

A secretária de Turismo de Maceió e presidente da Anseditur, Claudia Pessoa, falou sobre a importância dos sistemas de estatísticas para os municípios e da importância daquele tema para a instituição.

Já a secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, afirmou que os observatórios são fundamentais para compor uma conta satélite do turismo e mostrar a verdadeira importância desta atividade para o país. Já a presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Renato Molling (PP-RS), elogiou a iniciativa do MTur e falou do esforço da comissão, em parceria com o ministério e com o setor produtivo, para fortalecer a atividade turística no país.

O evento teve ainda palestras sobre Plano Nacional Estratégico de Estatísticas do Turismo, com José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas – Ministério do Turismo; ainda Experiência OMT – Observatório de Turismo Sustentável com Sofia Gutierrez, vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo  da Organização Mundial do Turismo, e ainda dos representantes de cidades que já implantaram observatórios de turismo.​

Receba nossas newsletters