Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MTur apresenta resultados de agenda estratégica do setor em Maceió

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, apresentou nesta sexta-feira (28/11), aos membros do Conselho Nacional do Turismo (CNT), em Maceió, os resultados da Agenda Estratégica do Turismo 2014. Foram debatidos os avanços nas políticas de qualificação, o financiamento e os investimentos, a promoção dos destinos, os estudos e pesquisas do setor, a infraestrutura e a melhoria do ambiente de negócios.

De acordo com o ministro, o CNT é vital para implementar uma política pública de turismo de longo prazo, que reúna os órgãos governamentais e a iniciativa privada e produza resultados que atendam às demandas do país e da sociedade. “A agenda servirá de base para o novo ciclo do turismo brasileiro, que já começou”, disse.

O assessor especial do MTur, Ítalo Mendes, detalhou o atual estágio dos projetos da agenda estratégica. Entre as entregas, estão o projeto de categorização dos destinos turísticos, as novas diretrizes do programa de qualificação, a reestruturação do Fundo Geral do Turismo, a adequação da Lei Geral do Turismo, o desenvolvimento do sistema de inteligência de infraestrutura turística e o de informações e estatísticas. A proposta de realização da 1ª Conferência Nacional de Turismo será encaminhada ainda este ano para avaliação do Ministério do Planejamento.

A agenda definiu também a atuação do MTur no planejamento para as Olimpíadas de 2016. Foi criado um grupo de trabalho de turismo, envolvendo as secretarias de estado e do município  Rio de Janeiro, que fará sua primeira reunião nos dias 9 e 10 de dezembro, na capital fluminense. A iniciativa reforça a ideia do ministro Lages de tornar 2016 o ano do turismo, ampliando a visibilidade do evento para todo o país.

Neusvaldo Ferreira Lima, defendeu a continuidade da parceria entre o MTur e o Congresso Nacional como forma de viabilizar a realização das obras de infraestrutura turísticas solicitadas pelos estados e municípios. “Lidamos com o desafio da carência de infraestrutura nos nossos destinos, mas já avançamos muito e o apoio dos senadores e deputados é fundamental para irmos além”, disse. Neusvaldo falou ainda que o MTur tem propostas dos estados e municípios para investimentos em infraestrutura que chegam a R$ 13 bilhões.

Já o secretário executivo do CNT e secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, citou o exemplo da expansão do segmento de agronegócios no Brasil e defende um futuro semelhante para o turismo. Um dos caminhos, segundo ele, é potencializar os investimentos públicos e criar mais condições para fortalecer a atuação do setor privado no turismo. “Que o setor público seja um motivador do investimento privado”, defendeu.

Vicente Neto, presidente da Embratur, abordou, ainda, a reestruturação do órgão, outro tema da agenda estratégica. “É o momento de uma guinada na trajetória da Embratur que completa 48 anos e tem um histórico de serviços prestados ao turismo no Brasil”, disse. Ainda na relação de entregas do MTur, na reunião do CNT, está o Plano Nacional de Marketing.

Receba nossas newsletters