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Feiras e Eventos

Abeoc reinventa entidade e relança Eventos Brasil; sertor cresce 14%

Marco Lomanto, da Embratur, Anita Pires, Oswaldo Barbosa, Ana Claudia Bittencourt e Rodrigo Cordeiro, da Abeoc, e Alisson Batres, da Cocal

Marco Lomanto, da Embratur, Anita Pires, Oswaldo Barbosa, Ana Claudia Bittencourt e Rodrigo Cordeiro, da Abeoc, e Alisson Batres, da Cocal


Depois de passar por uma reestruturação que realinhou a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) novamente com o crescimento do segmento do Turismo de Eventos e Negócios no país, a entidade relança em São Paulo o “Eventos Brasil 2014 – Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos”, que passa a acontecer a cada dois anos com os principais players do setor. A expectativa de crescimento para o setor de eventos em 2014 é de 14% e as estimativas mostram que esse percentual deve se repetir em 2015, na contramão da expectativa de baixo crescimento do PIB nacional.

Segundo Anita Pires, presidente da Abeoc, o congresso [paralisado por sete anos] era feito em parceria com outras entidades no segmento de eventos e ficou inviável devido a uma “queda” operacional da entidade. “Desde que a Abeoc esteve com sua administração deficitárias, o Eventos Brasil esteve impossibilidade de acontecer”, disse.

Anita contou que a entidade passou por um processo de reinvenção. “A entidade que não consegue se reinventar não consegue atrair associados e cumprir com seus objetivos. Trabalhar as ferramentas que o mercado precisa para crescimento, modernidade e desafios”

Evento –  O evento, segundo Anite, terá ainda capacitações junto ao Sebrae e uma rodada de negócios  com a participação de 30 buyers e 90 suppliers. Como feira, a exposição de mais de 45 marcas envolvem os segmentos de turismo e destinos, tecnologia, espaços de eventos, e outros.
Atualmente, o segmento de eventos impacta 52 setores da economia.”Foi esta movimentação e o realinhamento da entidade que proporcionou a Abeoc repensar seus processos e decidir voltar com o Eventos Brasil, enfrentando os gargalos e desafios do mercado”, afirmou.

Anita destacou o apoio do Sebrae, CNC e FBHA, que iniciou um produto de qualidade com qualificação das empresas de eventos – atualmente cerca de 90% das empresas do mercado são pequenas e micro. Ela ressaltou o programa com a inclusão de capacitação em processos de gestão, preparação para o selo de certificação de qualidade e informação. “Essa pesquisa a mostrou um outro patamar deste setor que cresceu e gerou riquezas, além das mudanças tecnológicas e pesquisa. Criamos uma normatização para que tenhamos um crescimento documentado e ordenado”.

Embratur –  “Dentro da Embratur, o segmento de eventos é uma realidade”, disse o diretor da Embratur, Marcos Lomanto. Segundo ele, o plano da entidade é fazer com que o Brasil continue entre os 10 destinos internacionais para a realização de eventos, sejam eles esportivos, na área de saúde, automobilístico, entre outros.

Lomanto disse ainda que será ampliada a participação do segmento de eventos da Embratur em eventos internacionais que envolvam o mercado mice. “Além disso, vamos realizar roadshows e workshops – em parceria com nossos EBTs – para ampliar essa atuação do Brasil no exterior.

Luciano Palumbo

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