Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Bahia e República Theca discutem ações de intercâmbio

Viktor Dolista, Pedro Galvão e Rosana França em reunião

Viktor Dolista, Pedro Galvão e Rosana França em reunião


Durante reunião com o cônsul da República Tcheca, Viktor Dolista, realizada nesta quinta (11), o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, falou sobre a perspectiva de fortalecimento das relações bilaterais com o país originado da divisão (pacífica) da Tchecoslováquia: ‘Assim como na República Tcheca, o turismo e a agropecuária são setores que impulsionam a economia baiana e oferecem oportunidades de negócios’.

Uma das nações mais desenvolvidas economicamente, do extinto bloco, a República Tcheca possui hoje intenso fluxo de visitantes e também passou a se destacar como país emissor de turistas. ‘Nossa ideia é incentivar a organização de voo charter (fretado por operadoras de turismo) para atrair maior número de turistas para o Carnaval da Bahia’, afirmou Pedro Galvão.

O cônsul Viktor Dolista comentou o interesse da República Tcheca nos setores econômico e histórico-cultural. “A arquitetura colonial é um dos grandes atrativos da Bahia”, observou. “Temos laços também porque a cantora tcheca Klementina Kalasová, morta no século XIX, está sepultada no Cemitério Quinta dos Lázaros, na capital baiana”.

No encerramento da reunião, o secretário Pedro Galvão apresentou um vídeo sobre o projeto da Estrada Real da Bahia, conjunto formado por rotas do ouro que uniu, em 1725, os núcleos do ouro, num percurso da Chapada Diamantina, entre Jacobina e Rio de Contas. O projeto está na fase de georreferenciamento pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, em 15 municípios baianos. Com a utilização de imagens de satélite associadas ao uso de GPS e máquinas fotográficas, o estudo vai apontar as coordenadas exatas do Caminho Real. Este é o ponto de partida para o plano de reconstrução da estrada e sua transformação em um novo roteiro turístico.

Receba nossas newsletters