Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Unesp aprova projeto para capacitar guias de pesca na Costa Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica anunciou, em dezembro, os projetos aprovados pelo sétimo edital do Programa Costa Atlântica. As sete propostas selecionadas, uma delas coordenada por professor da Unesp de Registro, receberão, ao todo, até R$ 300 mil para investir na proteção da biodiversidade e dos patrimônios naturais, históricos e culturais nas áreas litorâneas associadas à Mata Atlântica, e no desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida das comunidades locais.

Apresentado pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp – Fundunesp, a proposta, coordenada pelo professor Domingos Garrone Neto, busca a capacitação de guias de pesca e outros atores envolvidos no segmento da pesca esportiva no complexo lagunar-estuarino de Iguape e Cananeia, sudeste do Brasil.

O objetivo geral da proposta é pôr em prática um programa de capacitação de guias de pesca e outros atores envolvidos com o segmento da pesca amadora no Complexo Lagunar-Estuarino de Iguape e Cananéia, no sudeste do Brasil. O referido programa tem como principal intenção realizar vivências complementares a educação formal e à prática profissional, fortalecendo um processo inclusivo diferenciado voltado ao uso sustentável dos recursos pesqueiros, acompanhando as transformações sociais e ambientais observadas no Lagamar Paulista e no seu entorno atualmente.

A ideia surgiu dentro do Projeto Robalo, inciativa financiada pela Pró-reitoria de Pesquisa da Unesp através do Programa Primeiros Projetos de 2014. O Projeto Robalo possui, entre outros objetivos, promover a prática da pesca responsável e incentivar a prática do pesque-e-solte com base científica.

“Por isso a proposta aprovada pela SOS Mata Atlântica irá colaborar demais com os trabalhos que coordeno na bacia do rio Ribeira e no Lagamar Paulista, uma vez que muitos pescadores e guias de pesca que colaboram com meus estudos desejam se inteirar mais sobre os assuntos que pesquisamos (comportamento dos peixes, como praticar o pesque-e-solte de forma adequada etc.)”, diz o professor da Unesp de Registro.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters