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Feiras e Eventos / Fotos

Atout France reúne trade para debater sustentabilidade no Turismo

Na home Jean-Philippe Pérol, Izabèle Pesinato e André Raynaud, da Atout France. Aqui o debate, que foi mediado pelo editor-executivo do M&E, Luciano Palumbo

Na home Jean-Philippe Pérol, Izabèle Pesinato e André Raynaud, da Atout France. Aqui o debate, que foi mediado pelo editor-executivo do M&E, Luciano Palumbo


Sustentabilidade. O assunto ganha cada vez mais importância para o Turismo, afinal de contas a matéria prima que serve de atrativo para muitos destinos é justamente a natureza, bem como a comunidade em torno dela e a forma como a atividade contribui para a economia local. Para estimular o trade a discutir o tema e a sua relação com as viagens de negócios, o Atout France organizou um jantar em São Paulo que contou com a presença de agências, operadoras e empresas na noite desta quinta-feira (22).

Antes do debate, os convidados assistiram a uma apresentação de Izabèle Pesinato, do departamento de Marketing & Pesquisas do Atout France no Brasil. Ela lembrou que a França realiza atualmente cerca de 1,1 mil congressos e exposições por ano e tem seis cidades no ranking da Icca. Além disso, o país é sede do COP 21 em novembro.

“Temos na França diversos exemplos de destinos que têm esta preocupação, entre eles Cannes, a primeira cidade da Europa com três certificações ISO; Nice que tem 300 hectares de jardins; Aube que conta com 1/4 dos seus hotéis com um selo de ambientalmente responsável; Lille, a cidade francesa da biodiversidade; Strasbourg a primeira cidade da França a ter uma rede de ciclovias; e Paris, a décima cidade mais verde da Europa”, contou Izàbele.

O debate, com a participação dos convidados, foi comandado pelo editor-executivo do Mercado & Eventos, Luciano Palumbo. O público foi questionado se a sustentabilidade é hoje um fator decisivo na escolha de destinos, serviços e fornecedores em uma viagem de negócios, incentivos ou eventos corporativos.

O diretor executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, acredita que não. Ele explicou que as empresas brasileiras pensam atualmente muito mais na questão econômica do que na responsabilidade social e ambiental de um evento ou viagem. “A sustentabilidade é hoje apenas mais um drive de decisão, mas não o principal. A preocupação maior das empresas ainda é o custo”, afirmou.

Com 23 anos de atuação no setor, Adrianne Pereira, da Queensberry, afirmou que em todo este período apenas um cliente solicitou a neutralização do carbono gerado pela sua viagem de incentivo.  A situação, no entanto, tende a mudar no futuro, na opinião de Mateus Passos, da Tour House. “Hoje o preço é relevante, mas as novas gerações serão mais sensíveis aos aspectos sustentáveis”, disse. “Temos que bater muito nesta tecla, mas já é possível perceber que a conscientização tem sido maior, pois acabamos aprendendo bastante com os nossos próprios clientes”, complementou Ibrahim Tahtouh, da IT Mice.

O diretor da Atout France para as Américas Jean-Philippe Pérol, destacou que a pressão do trade pode fazer com que esta conscientização chegue de forma mais rápida às empresas. Para ele a sustentabilidade é algo essencial para o setor. “A sustentabilidade tem uma importância muito grande para a nossa indústria, pois só ela nos ajuda a salvar, melhorar e garantir a existência do nosso produto, que é o Turismo”, finalizou.

Fotos: Eric Ribeiro

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