Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Entrevista: BTL terá programa de hosted buyers especial para o Brasil

Fátima Vila Maior, diretora do setor de feiras da FIL, organizadora da BTL

Fátima Vila Maior, diretora do setor de feiras da FIL, organizadora da BTL


Considerada a principal feira de Turismo do mercado português, a BTL comemora, em 2015, sua 27ª edição. Organizada pela Feira Internacional de Lisboa (FIL), a feira acontece em Lisboa entre os dias 25 de fevereiro de 01 de março e promete novidades para esse ano. De acordo com a diretora do setor de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, o evento vai explorar mais o setor profissional, dando ênfase para os hosted buyers. A grande inovação desta edição ficará por conta de um programa de hosted buyers especialmente voltado para o Brasil. A ação é uma parceria com a Embratur, e vai possibilitar que os visitantes da feira agendem reuniões diretamente com operadores brasileiros. Confira a entrevista completa:

MERCADO & EVENTOS – Que mudanças e novidades podemos esperar para essa edição da BTL?

Fátima Vila Maior – É evidente que, ano após ano, é nosso dever inovar e reinventar para irmos ao encontro do que o nosso público exige. Esse ano vamos apostar em novos mercados além dos tradicionais – Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. Dessa forma,  convidamos igualmente operadores de viagem dos Países Nórdicos como a Suécia, Dinamarca, Noruega, Rússia, Polônia e República Checa, seguindo a estratégia de novas rotas de ligação da TAP. Também damos importância aos países de outros continentes. Até o momento já temos confirmados buyers do Japão, Singapura, China, Malásia e Austrália.

Outra inovação é a maior envolvimento das vozes ativas do setor. Além da
Tap, do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais, a feira recebe
novos parceiros: a APAVT com representação dos operadores (Citur, Oásis
Travel, AIM Group International e TA DMC), bem como representantes dos
hotéis de Lisboa Dom Pedro Palace, Sana, Sheraton, Turim, Mundial,
Altis, Porto Bay.

Também teremos, pela primeira vez, um programa de hosted buyers para o Brasil, através de uma parceria com a Embratur. Nesta edição, os compradores internacionais, ao inscreverem-se no programa de hosted buyers da BTL, encontrarão duas áreas distintas para cada mercado: uma com a possibilidade de agendar reuniões com os operadores portugueses e outra que permite marcar reuniões com operadores turísticos brasileiros. Integrarmos o Brasil na nossa rodada de negócios é mais um diferencial para os buyers internacionais que habitualmente nos visitam e uma forma de atrairmos novos buyers da Europa especializados na oferta brasileira.

Uma vez que, hoje, a BTL não atende apenas o trade, nesta edição temos uma inovação voltada para o público final. Teremos um aplicativo para plataformas móveis – iPhone e Android – que permitirá uma maior interatividade com o público. O objetivo é focar nas promoções de viagens, estadias em hotéis etc. Na prática, todas as empresas expositoras poderão promover os seus produtos e ofertas com o grande público, com a particularidade que o app permitirá a venda direta.

M&E – Qual o número esperado de visitantes e de expositores? Haverá um número maior de países?

Fátima Vila Maior – O nosso objetivo é continuar a crescer quer em número de visitantes quer em número de expositores, mas ainda é prematuro falar em números. Em 2014, conseguimos trazer à FIL 68.250 visitantes (mais 5% face a 2013) e 1033 expositores (mais 9% do que em 2013). Além de contabilizarmos um número maior de destinos em 2014 (registamos mais 11% face a 2013).

M&E – Qual o destino convidado desta edição?

Fátima Vila Maior – Até ao momento, apenas anunciamos o destino convidado nacional, que será o Alentejo. Esta é uma região que, para além de ter uma oferta turística ímpar e distinta, tem tido a capacidade de captar o mercado nacional e o estrangeiro e tem conseguido um reconhecimento internacional inquestionável dos seus produtos. Ainda recentemente, o Alentejo foi recomendado pelo “The New York Times” (NYT) como um dos “lugares a visitar” em 2015. Durante a Feira, será possível comprovar a excelência deste destino e de seus produtos estratégicos: o Turismo Ativo, de Natureza, Enogastronômico, Cultural e de Atividades Sol e Praia.

M&E – Qual o perfil do Turista brasileiro para o país e sua importância em relação à feira?

Fátima Vila Maior – O Brasil continua a ser um mercado estratégico para Portugal e continua a ser um mercado emissor de grande relevância. Segundo os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística, ao nível da hotelaria o mercado brasileiro foi um mercado que registrou um crescimento de 12,8% nas estadias de janeiro a novembro de 2014. O número de turistas brasileiros em Portugal tem, de fato, registrado um crescimento interessante e são turistas que procuram vários produtos turísticos. Recentemente foi feito um inquérito aos compradores internacionais que
nos visitam e uma grande percentagem considerou importante a
possibilidade de fazer negócios na BTL com empresas Brasileiras.

M&E – O segmento MICE ganha cada vez mais força e destaque no Turismo. Como a BTL vai trabalhar esse mercado?

Fátima Vila Maior – O segmento MICE continua a ser mais uma das aposta fortes da BTL. Portugal tem-se afirmado como um destino de excelência para este setor, como confirmam os indicadores da ICCA que colocam Lisboa e Porto no alto do ranking entre as cidades mais procuradas para a realização deste tipo de eventos. Desta forma, a BTL pretende continuar a contribuir para que Portugal se torne um dos principais destinos europeus deste setor e irá, durante esta edição, promover este segmento.

Em sua 27ª edição, traremos várias novidades, principalmente ao nível do setor profissional, no que diz respeito ao programa de hosted buyers. Uma das inovações é a disponibilização de uma nova plataforma de agendamento de reuniões, mais “user friendly”, desenvolvida pela nosso parceiro tecnológico Viatecla, e que irá contribuir para agilizar o contato entre as empresas e os compradores internacionais.

Receba nossas newsletters