Uma pesquisa realizada pela São Paulo Turismo (SPTuris), apontou que gasto médio dos turistas aumentou 9,2% em relação a 2013. A receita com o turismo dos foliões que vieram para o Sambódromo chegou a
R$ 92 milhões este ano. Um aumento de 2,2% em relação a 2014.
O levantamento apontou que o perfil do público permaneceu predominantemente feminino. No entanto, houve aumento de 47,3% do público masculino, em relação aos últimos três anos. O estudo apontou também um crescimento de 12% na faixa etária do público entre 40 e 49 anos, se comparado com 2014. No entanto, as pessoas com idade entre 30 e 39 anos continuam sendo a maioria dos que assistem ao desfile. Também cresceu em 21,3% o número de pessoas que estiveram pela primeira vez no Sambódromo, em relação a 2014.
Aprovação nas Redes Sociais
A SPTuris realizou um monitoramento nas principais redes sociais utilizadas pelos internautas no Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. A pesquisa coletou mais de 50 mil mensagens e fotos com referências como “Carnaval em São Paulo”, “desfile” “escola de samba”, entre outras. A avaliação mostra que quase 100% das menções ao Sambódromo do Anhembi são positivas.
Perfil do público do Carnaval de Rua
No Carnaval de Rua, os paulistanos estão entre a maioria do público, sendo eles 75,9%. Entretanto, o evento também recebeu turistas nacionais e estrangeiros, que juntos somam 15,6%. A predominância de público é masculino, o que representou 53,1% dos foliões. Além disso, o público jovem domina a festa carnavalesca na faixa etária de 24 a 29 anos, representando 37,9%; e de 30 a 39 anos representando 31,5%. Quem pula o Carnaval de Rua fica na cidade em média 3,8 dias e tem um gasto médio de R$ 719 no período. Além disso, a receita com o turismo dos foliões que aproveitaram os blocos de rua chega a R$ 74 milhões.
Nathalia Marques