Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Riotur comemora resultados do Carnaval

Após o último bloco desfilar ontem (22/02), o Monobloco, é encerrado oficialmente o carnaval carioca, que foi de bons números para o setor de turismo. A hotelaria registrou média de 83,79%, número seis pontos percentuais em relação ao ano passado. Já o setor de albergues, que pela primeira vez tem um levantamento realizado pela recentemente criada associação do setor, a Accarj (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro), registrou 92% de ocupação. A atracação de dez navios de cruzeiros também foi responsável pela chegada de 26 mil visitantes.

“A hotelaria ter batido o índice do ano passado, mesmo com um crescimento superior a 10% na oferta de quartos neste período, é um excelente indicativo do sucesso do evento e ratifica a importância do carnaval para o turismo e para a economia da cidade”, afirma Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio, que complementa:

“Nossa operação de carnaval é uma verdadeira olimpíada: são mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco, mais de 4,5 milhões pessoas nos blocos de rua, diversos shows e bailes populares acontecendo em toda a cidade e ainda o palco maior, que é o Sambódromo. Uma verdadeira operação de guerra é coordenada pela Secretaria de Turismo, com apoio de mais de dez órgãos públicos municipais e estaduais. Não temos notícia de uma outra operação em todo o mundo que seja deste tamanho e para um público tão expressivo, com tantos eventos paralelos. Ficamos felizes por ver que o modelo criado por nós está sendo replicado em outras cidades. Ainda temos muito o que aperfeiçoar, estamos constantemente nesta busca, mas concluímos nosso trabalho este ano com a certeza de que este carnaval já foi muito melhor do que o anterior”, conclui.

Pesquisa mostra aumento de turistas em Carnaval de Rua – Segundo pesquisa encomendada pela Riotur com foliões presentes nos blocos da cidade, do público total, 25% era formado por turistas, sendo 23% brasileiros e 2% estrangeiros. Em 2013, o percentual de turistas nos blocos era de 11%. Deste contingente, 100% pretendem retornar à cidade e 97% tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas e irão recomendar o carnaval de rua a parentes e amigos. Apurou-se também que 29% estavam indo a um bloco pela primeira vez; 22% foram a três blocos e 21% encararam quatro blocos no período da folia.

Do total de entrevistados, 63% utilizaram o avião como meio de transporte, sendo que 47% se hospedaram em casa de parentes ou amigos e 24% alugaram casa ou apartamento por temporada. A média de tempo na cidade foi de seis dias.

Os visitantes também deram sua opinião sobre a cidade de forma geral. Os visitantes julgaram como “ótimo/bom” os itens transporte público (48%), limpeza (51%), restaurantes (52%), informação turística (62%), hospedagem (63%), segurança (68%) e diversão noturna (89%).

“O carnaval de rua comprova seu sucesso e sua importância no fomento do turismo e da economia da cidade”, avalia Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters