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E agora? Dólar em alta, viagens internacionais em queda

Mesmo com dólar alto, emissão de vistos para EUA cresce

Mesmo com dólar alto, emissão de vistos para EUA cresce


Durante o mês de fevereiro, o dólar atingiu seu maior nível nos últimos 10 anos, ultrapassando a barreira de R$ 2,85. Segundo a pesquisa Focus, liberada pelo Banco Central, economistas de instituições financeiras estimam que a moeda norte-americana encerre 2015 em 2,90 reais, refletindo também a expectativa de alta dos juros norte-americanos. Para 2016, a expectativa é de uma taxa de R$ 2.93.

Desde o final do ano, a oscilação registrou alta de mais de 20%, levando boa parte dos brasileiros a começarem rever suas estratégias para as próximas férias de julho e feriados prolongados, como o da Semana Santa. A procura pelos destinos nacionais e pacotes domésticos tem crescido. Em 2014 foi registrado um recorde para o mercado de voos domésticos. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo país. O volume representa acréscimo de 2% em relação a 2013. No ano passado, 62 milhões de brasileiros visitaram algum destino nacional. Durante o período da Copa do Mundo, foram três milhões de turistas locais viajando pelo país.

“As pesquisas confirmam que o turismo é um dos principais sonhos de consumo do brasileiro. Portanto, em 2015 vamos reforçar ações de estímulo ao turismo doméstico, que tem grande potencial de crescimento”, ressaltou o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as quatro companhias filiadas da entidade transportaram 95,1 milhões de passageiros em voos nacionais no ano passado. A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 5,7% no período.

Estados investem no mercado regional

Alguns estados já começam a divulgar eventos e festas para atrair o mercado doméstico. Mal terminou o Carnaval da Bahia e as secretarias de Turismo e Cultura já investem na programação das festas juninas. A Bahiatursa intensificou as ações de captação de turistas para o São João. Desde o último dia 19, os portões de embarque do Aeroporto Internacional de Salvador agradecem a presença no Carnaval, com baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e folhetos convidando para voltar durante os festejos juninos. Para o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa, “não poderia ter gesto mais simpático do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, do que ter instituído a Operação Até Logo, de agradecer a presença dos turistas e convidá-los para outro evento, maior que o Carnaval, que é o São João da Bahia”.

Pernambuco, por sua vez, já colhe os bons números conquistados no Carnaval deste ano e planeja as festas juninas, segunda data mais importante do Turismo no estado. A capital Recife tem como principal mercado nacional o estado de São Paulo, algo que deve se intensificar, ainda mais, com o fortalecimento das ações no destino.

Associações de classe confirmam mudança de rumo

De acordo com o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, a alta do dólar deve ter um reflexo nas decisões de viagem impactando, sobretudo, dos brasileiros. “Essas mudanças de itinerário devem acontecer já nos feriadões que temos pela frente, onde a procura pelo mercado doméstico deve receber um incremento considerável. Já nas férias de julho o impacto deve ser um pouco menor. Deve haver reflexos, mas a procura por destinos como Disney e Caribe continuarão em alta. A Abav Nacional pretende dar continuidade à sua campanha de incentivo de vendas por meio dos agentes de viagens”, destacou.

Operadoras – A vice-presidente da Braztoa, Magda Nassar, admite que o cenário econômico ainda é nebuloso para as operadoras filiadas. “Mesmo assim estamos trabalhando com uma expectativa média de crescimento para esse ano em torno de 6%”, explica. A dirigente confirmou que o mês de janeiro teve um resultado positivo, mas que já na primeira quinzena de fevereiro se verificou uma redução nas vendas do emissivo internacional. “Certamente isso pode estar relacionado à alta do dólar, mas ainda não dá para mensurar. Além do mais, a tendência é de que haja pouco a pouco uma estabilidade da moeda, e para as pessoas o que importa é saber quanto vale a moeda, pois a previsão de gastos é a maior preocupação”, destacou.

A direção da CVC garante que, baseado no histórico de oscilações da moeda americana, as variações não chegam a interferir nas vendas de pacotes de viagens ao exterior, visto que os consumidores costumam planejar a viagem ao exterior com antecedência e preferem absorver essas diferenças no parcelamento em até 10 vezes sem juros. Adicionalmente, os pacotes para o exterior são sempre convertidos para reais no ato da compra e parcelados em até 10 parcelas fixas. Por outro lado, a operadora vem trabalhando com promoções de câmbio reduzido, o que oferece ao consumidor cotações mais atrativas que as de mercado. Pelo fato da CVC fazer reservas em grandes volumes junto aos seus fornecedores, por exemplo, a operadora consegue manter seus preços estáveis e reverter promoções de câmbio reduzido aos consumidores, sendo que a recente queda do preço do combustível na aviação também é um dos fatores que pode incentivar as promoções de bilhetes aéreos na composição dos pacotes de viagens. Outra estratégia da companhia é apostar cada vez mais na venda antecipada da viagem, de 12 para até 18 meses antes do embarque, o que facilita o planejamento financeiro. Para exemplificar, a CVC já está comercializando algumas de suas programações de viagens com preços definidos para embarques até dezembro de 2016.

Hotelaria – Na pesquisa “Perspectivas de Desempenho da Hotelaria” apresentada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) o panorama de desempenho das redes hoteleiras associadas ao fórum mostrou projeções para 2015 e 2016 para 467 hotéis e 81 mil UHs em 16 cidades brasileiras, além da Grande São Paulo. As principais capitais e municípios mais focados em turismo de negócios foram pesquisados, sendo: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. As expectativas de crescimento das taxas de ocupação durante o 1º semestre deste ano também se destacam positivamente, embora mais moderadas. As cidades que aparecem com maior crescimento são Goiânia (+3,3%) e Brasília (+3,0%). Já para o segundo semestre do ano que vem, a perspectiva de desempenho é bastante variada entre todas as cidades analisadas, sendo 12 cidades com registro de crescimento que variam de 0,5% a 4,0%.

Já Daniel Guijarro, presidente da Resorts Brasil, admite que a alta do dólar inibe as viagens ao exterior. “Tivemos de fato uma excelente temporada neste início de ano entre os nossos associados. Pode ser que a alta do dólar tenha contribuído para fomentar as vendas do doméstico, mas ainda é cedo para uma análise mais ampla. Por outro lado, com a alta do dólar o Brasil fica mais competitivo no cenário internacional.

Mesmo com dólar alto, emissão de vistos para EUA cresce

A missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil anunciou, em fevereiro, as estatísticas referentes ao número de vistos processados durante os 31 dias de dezembro. De acordo com o órgão, mais de 90 mil vistos foram emitidos no último mês de 2014, totalizando os 1.128.223 vistos emitidos em todo o ano passado.

São Paulo foi o estado com o maior número de vistos processados no mês de dezembro e também no ano inteiro de 2014, com 44.857 e 597.970 vistos, respectivamente. Seguido por Rio de Janeiro, com 26.264
em dezembro, e 296.889 vistos emitidos durante todo o ano passado.

Brasília (10.480 vistos em dezembro e 135.623 no ano inteiro), e Recife (8.590 em dezembro, 97.141 no ano inteiro) completam a lista.

Durante o mês de dezembro, a média de solicitantes ao dia chegou a 2.361 em São Paulo, 1.194 no Rio de Janeiro, 499 em Brasília e 390 em Recife. Somando as quatro cidades que mantém a unidade do Consulado, 90.191 vistos foram processados, um aumento de 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Luiz Marcos Fernandes, Pedro Menezes e Samantha Chuva

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