Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Vetos a emissão de vistos para EUA no Brasil não chegam a 4%

Cerca de 1.200 brasileiros buscam o consulado dos EUA no Rio de Janeiro diariamente

Cerca de 1.200 brasileiros buscam o consulado dos EUA no Rio de Janeiro diariamente


O consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro adotou medidas para desmistificar a imagem sobre as dificuldades na emissão de visto para o país. De acordo com o cônsul da seção, Brian Corteville, o órgão promove cada vez mais ações como o trade, tais quais Visit USA e o Education USA, além de aumentar o número de funcionários no atendimento.

“Consulados e embaixada processaram mais de 1 milhão de vistos de brasileiros apenas no ano passado. O número de negativas não chega a 4%.  Os consulados no Brasil processam cada dia uma média de 5 mil vistos. Aqui no Rio, a média é de 1.100. Para agilizar o atendimento, ampliamos de 7 para 31 o número de funcionários que fazem a emissão de vistos”, destacou Brian Corteville.

O cônsul lembra ainda que o sistema de emissão é rápido e toda a burocracia vem sendo eliminada. “Hoje em dia a emissão de visto não leva mais do que uma semana e basta que o candidato chegue ao consulado 15 minutos antes da hora marcada. Sua permanência no consulado não passa de 30 minutos. Brasileiros menores de 15 anos e maiores de 66 anos são dispensados da
entrevista”, ressaltou.

“Mesmo com o visto vencido num prazo de até quatro anos, o cidadão brasileiro pode solicitar ainda assim a renovação do mesmo. Outra medida que facilita a vida dos brasileiros é a validade do visto que passou a ser de 10 anos. Atualmente o atendimento ao público é feito nos consulados do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de Brasília. Em Belo Horizonte e Porto Alegre funcionam dois postos de atendimento”, completou.

O dirigente destacou também a importância dos agentes de viagens na hora da venda pacotes para os EUA. Segundo ele, o profissional deve saber esclarecer todo o procedimento para emissão do documento. “Basta lembrar que o agendamento pelo site em português e inglês apresenta todas as informações. Muita gente tem dúvidas quanto a validade do passaporte, mas se ele estiver em vigor no período da viagem não há problema algum. Até mesmo o passaporte que está para vencer pode ser usado e o único inconveniente é a obrigação de levar o antigo passaporte com o visto e o novo”, esclareceu.

Ainda segundo  Brian Corteville, o perfil dos brasileiros que viajam aos Estados Unidos mudou. “Como a classe C passou a viajar mais, mudou também o perfil das pessoas que procuram o consulado. Nosso objetivo é atender a todos pois é interesse do Governo norte-americano que cada vez mais brasileiros viajem aos Estados Unidos, lembrou.

Confira abaixo os endereços eletrônicos para informações:
https://www.facebook.com/consuladoeuarj.br
http://www.twitter.com/embaixadaeua
http://www.flickr.com/embaixadaeua-brasil
http://www.youtube.com/audiovisualbrazil
https://instagram.com/embaixadaeua/
http://www.embaixadaamericana.org.br/ya-index.php
http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov/

Receba nossas newsletters