Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Banho de espuma cancela voo inaugural da Virgin Atlantic; entenda

Espuma entupiu turbinas e motores

Espuma entupiu turbinas e motores


O que era pra ser um banho inaugural, acabou saindo dos planos e causou grandes transtornos ao voo VS 109 de estreia da Virgin Atlantic, que partiu de Atlanta, nos EUA, com direção ao Aeroporto de Manchester, na Inglaterra. A famosa saudação com jatos de água, gesto supersticioso que se tornou uma tradição na indústria da aviação, foi trocada por jatos de espuma.

O Airbus A330-200 da Virgin Atlantic tinha acabado de pousar na cidade de Manchester, com 188 pessoas a bordo, e já se preparava para retornar a Atlanta, quando o tradicional banho de água foi erradamente trocado por banho de espuma. Ao invés da água pura atingir o casco da aeronave, uma espuma densa, branca, que também serve para combater incêndios, dominou a aeronave e atingiu peças vitais do motor e da turbina do A330.

Como resultado, a aeronave passou por uma inspeção de segurança em solo que reuniu um grupo de engenheiros. Após esperar cinco horas de atraso, os 252 passageiros que embarcariam no voo de retorno com destino a Atlanta, foram informados que a aeronave só voltaria a operar no dia seguinte, e hospedados em hotéis próximos.

O passageiro Derek Lawrenson, de Londres, estava indo para os Estados Unidos para acompanhar o Masters de golfe quando “o piloto e alguns membros da companhia explicaram que o avião foi recebido com o banho inaugural, que é tradicional quando se trata de um novo voo. Infelizmente, alguém acionou o botão de espuma e entupiu os motores da aeronave. Como resultado, esperamos cinco horas até sermos informados que o voo tinha sido cancelado.”​

A companhia insistiu em afirmar que voo não foi cancelado mas que, ao invés disso, sofreu um atraso que durou a noite inteira. “Nós precisávamos realizar uma inspeção completa na aeronave antes de libera-la para voar”.

Receba nossas newsletters