Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Alves destaca inclusão social ao tomar posse no MTur

Henrique Alves aperta a mão do ex-ministro Vinicius Lages

Henrique Alves aperta a mão do ex-ministro Vinicius Lages


Ao assumir a pasta o novo ministro do Turismo, Henrique Alves, destacou que o desafio a frente do Mtur e importância do setor como fator de inclusão social. “O turismo é, reconhecidamente, uma das mais importantes atividades econômicas do país, gerador de emprego e renda para o pequeno, médio e grande empresário. O setor é uma das atividades mais importantes de um país que quer se desenvolver, crescer, dar qualidade de vida com direito de oportunidades para todos, porque é rara a atividade econômica que provém só em um ato todos os pré-requisitos da política social, porque atende do pequeno ao grande empresário”, disse.

Com 43 anos de vida parlamentar, chega à Esplanada dos Ministérios depois de 11 mandatos consecutivos como representante do Rio Grande do Norte no Legislativo. Como deputado, Alves se posicionou a favor de medidas tributárias que estimulassem os investimentos e a modernização do setor de turismo. Além disso, Henrique Alves apresentou R$ 27,7 milhões em emendas individuais para o orçamento do Ministério do Turismo. Durante sua gestão como presidente da Câmara, foi aprovado, por exemplo, o projeto que regulamenta atividades de agências de turismo.

Quem é : Carioca, iniciou sua trajetória política aos 22 anos. Antes de assumir a presidência da Câmara, liderou a bancada do PMDB por seis anos consecutivos. Hoje é o parlamentar mais antigo da Casa. Henrique Alves também presidiu as comissões de Constituição e Justiça (1997), Trabalho (2005) e Legislação Participativa (2003), além de participar como titular ou suplente da maioria das comissões parlamentares.

Despedida – Já o ex-ministro Vinícius Lages falou do legado deixado em sua curta gestão. “Fui convidado pela presidente Dilma para assumir o ministério em um momento chave para o Brasil, às vésperas da Copa. Os desafios eram grandes. Mas como empresário e empreendedor, e a partir da trajetória que tive no Sebrae, encontrei subsídios para transformar os desafios em oportunidades”, disse Lages. Durante o Mundial, o Brasil recebeu 4 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, registrando o recorde de US$ 1,5 bilhão em entrada de divisas pelo turismo.

A gestão do ministro Lages, iniciada em 17 de março de 2014, também foi marcada pelo reforço no diálogo com as entidades e a participação em eventos do setor. A qualificação dos serviços do setor turístico também foi uma das prioridades do ministro, que deu continuidade ao Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, oferecendo bolsas de estudos para estudantes brasileiros no Reino Unido, Espanha e Portugal. Também foi sob o seu comando que o MTur comemorou a formatura de 100 mil alunos no Pronatec Turismo.
A cerimônia de transmissão do cargo contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, entre outros parlamentares.

Receba nossas newsletters