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Agências e Operadoras

Agências Abracorp faturam 2,9% mais no primeiro trimestre

Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp


As agências filiadas a Abracorp registraram um crescimento de 2,9% na movimentação do primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período de 2014, atingindo R$ 3,4 bilhões. Deste total, a venda de passagens aéreas para voos domésticos foi o segmento que registrou o maior volume, com
41,3%, seguido do aéreo internacional (29,7%) e hotelaria nacional (17,7%).

“Na comparação com o primeiro trimestre do ano retrasado (2013), o crescimento alcançado nestes três primeiros meses de 2015 supera 20%”, pondera Edmar Bull, que preside o Conselho de Administração da Abracorp, lembrando que no ano passado as compras foram antecipadas devido a realização da Copa do Mundo.

Aviação – O segmento aéreo doméstico manteve-se praticamente estável, com viés queda de 0,3% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com o ano passado. A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 1,38 bilhão. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 9,0% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Dentre as aéreas, destaque para a Gol, que apresentou saldo positivo de 14,2% e liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes, com 31,3%. A Tam ficou à frente na performance em vendas (32,0%), seguida de perto pela Gol (30,4%) e Azul (26,6%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-8,5%), registrando o valor médio de R$ 544.

Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes de 11,9%. A Avianca registrou a maior variação positiva (53,6%), com destaque também para o crescimento da Gol (40,7%) e da Alitalia (35,2%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 15,6% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,1 bilhão em vendas. A Tam ficou com a liderança, com um market share de 15,7%, seguida da categoria “demais empresas” (14,5%) e da American Airlines (12,7%).

Hotelaria – No que concerne à hotelaria nacional, o setor registrou no primeiro trimestre de 2015 uma queda acentuada (31,5%), acumulando 2,095 milhões de room nights. As redes BHG (20,5%), Intercity (13,3%), Meliá (11,3%) e Slaviero (5,0%) apresentaram crescimentos, ao contrário da diminuição observada nos números relativos aos hotéis independentes (-43,0%).

Em reais, as vendas no setor hoteleiro também caíram (18,4%) e foram puxadas, sobretudo, pelos hotéis independentes (-33,4%), contrastando com a atuação positiva de redes como a BHG, que cresceu 14,6% em relação ao ano passado e da Intercity, que cresceu 11,6%. Em igual período no ano passado, o desempenho alcançado pelos hotéis independentes foi impulsionado com o aumento da demanda nas cidades-sede da Copa do Mundo.

De um modo geral, com a movimentação em vendas totalizando R$ 483,9 milhões, a diária média Abracorp fechou o primeiro trimestre de 2015 em R$ 230,00; 31,5% menor do que o valor apurado em igual período de 2014.

Os hotéis independentes mantêm a liderança do ranking de participação na movimentação de vendas, concentrando 34,2% do mercado de viagens corporativas. A segunda maior fatia está com “outras redes” (30,9%). Em seguida aparecem Accor (10,4%) e Atlantica Hotels International (7,9%).

Na contramão da queda nos números da hotelaria nacional, a internacional teve um expressivo aumento de 77,8% em vendas e 61,0% em diárias. Os hotéis independentes respondem por 37,4% do mercado de viagens corporativas e “outras redes” lideram o ranking com 38,9%. A Accor teve um salto superior a 200% no total de diárias, subindo de 6,20 milhões para 18,98 milhões.

Outros segmentos – A locação de automóveis no Brasil teve desempenho positivo no primeiro trimestre de 2015, considerando o crescimento de diárias (1,1%). Neste cenário, destaque para a Movida, que alcançou incremento de 303,5%, subindo de 13.193 diárias para 53.229 diárias. A Localiza, no entanto, ocupou a liderança, concentrando 50,5% das diárias e 55,1% das vendas; seguida pela Movida, que respondeu por 15,4% do total das diárias e 11,1% das vendas. De janeiro a março de 2015, as locações nacionais de automóveis somaram 345.873 diárias e R$ 42,62 milhões em vendas.

Na categoria “eventos e serviços”, houve queda geral (-15,2%) em vendas. O destaque positivo fica para a diversificação de “serviços” prestados, que isoladamente obteve aumento de 41,7%, contrastando com “eventos” (-24,8%), cruzeiros (-11,6%), cartões de assistência (-9,3%) e pacotes (-26,4%).

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