Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Falha pode causar queda de energia e perda do controle do 787

Sistemas do 787 devem ser desligados por completo a cada 248 dias de uso

Sistemas do 787 devem ser desligados por completo a cada 248 dias de uso


Nas atuais circustâncias as quais o mundo globalizado e conectado se encontra, sistemas de informação, servidores e sistemas de segurança não têm mais o direito de descansar. Em outras palavras, são tecnologias como esta que permanecem anos ou até mesmo décadas sem desligar ou até mesmo sem precisar reiniciar. No entanto, o moderno Boeing 787 Dreamliner não pode se gabar de ter essa mesma capacidade.

Isto porque, a Administração da Aviação Nacional dos Estados Unidos (FAA, em inglês) está ordenando o desligamento completo do sistema dos 787s pelo menos uma vez a cada 248 dias. O procedimento deve ser adotado pelas companhias aéreas como forma de previnir uma perda completa da energia e controle, que pode acontecer após a aeronave permanecer longos períodos de tempo ligada.

De fato, é surpreendente saber que um Dreamliner 787 possa apresentar problemas com o desligamento dos sistemas, e esta situação acaba demonstrando uma peculiaridade da linha mais recente da Boeing. A FAA disse que a própria Boeing já teria identificado o problema.

Neste caso a FAA afirma que caso os procedimentos não sejam adotados, “todas as quatro unidades de comando (CGU, em inglês) da aeronave poderão entrar no modo à prova de falhas técnicas, o que resultaria em uma perda de toda a energia elétrica independentemente da fase do voo. E a perda de energia pode resultar na perda do controle do avião”, disse.

Receba nossas newsletters