Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Desafios e resultados da hotelaria são discutidos no Encatho

Fermi Torquato, Filipe Melo e Samuel Koch durante coletiva de imprensa

Fermi Torquato, Filipe Melo e Samuel Koch durante coletiva de imprensa


O Encatho & Exprotel, que acontece em Santa Catarina até amanhã (29), reuniu o presidente da Abih Nacional, Fermi Torquato, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Filipe Melo e o presidente da Abih-SC, Samuel Koch, em uma coletiva de imprensa, onde foram citados os desafios da hotelaria nacional e catarinense, além de resultados do setor nos seis primeiros meses de 2015 e a importância do tema do evento.

Para Fermi, um dos maiores desafios é a qualificação profissional. ”Além da mão de obra, tem a busca incessante pela desoneração. Nós somos o país com maior carga tributária do setor e isso nos tira competitividade”.

Sobre os seis primeiros meses do ano, Fermi faz um balanço dos resultados: “Com a desvalorização do real, temos aqueles destinos que cresceram, os de lazer, ressaltando o Nordeste, e os que decresceram, como os com foco em eventos e negócios”.

Koch, por sua vez, falou sobre a hotelaria de Santa Catarina. “Nos números deste ano não tivemos muito incremento em comparação ao ano passado, mas dou destaque para o feriado dos dias dos namorados, com todos os hotéis da Serra Catarinense esgotados para o período”.

Durante a coletiva, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Filipe Melo, enalteceu ainda o Encatho & Exprotel, assim como o tema escolhido. “O evento é muito importante para o Governo do Estado, sobretudo o tema ”Tecnologia na Hotelaria”, ferramenta essa que é aliada no fortalecimento das economias e cito como exemplo Florianópolis, cujo PIB é frontalmente formado pelo turismo e pela indústria da tecnologia”.

”O turismo, com crise ou sem crise, é o instrumento mais forte que as economias possuem para seu desenvolvimento. E tendo em vista a volatilidade das moedas estrangeiras, sobretudo o dólar, o turista se volta para o mercado interno, o que muito nos favorece”, completou ele.

Já o presidente da Abih Nacional, Fermi Torquato, falou da importância do evento para o destino. “O Encatho vem engrandecer Santa Catarina, disseminar novos conhecimentos, novas tecnologias, juntamente com a nova grade de produtos que tem a hotelaria do sul do país”.

Comemorando os 50 anos da Abih-SC, o presidente da entidade, Samuel Koch, reitera a necessidade de debater o tema. “O hoteleiro precisa se adaptar as novas exigências do consumidor. Um dos objetivos do nosso evento é mostrar qual a melhor plataforma, o melhor site, mídias sociais, ferramentas, além da troca de experiência, conhecimento e informações, tudo voltado para a tecnologia nos meios de hospedagem”.

Thalita Cardoso, de Florianópolis

Receba nossas newsletters