Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur discute melhorias nos sistemas estatísticos do Turismo

O Ministério do Turismo quer melhorar as estatísticas sobre o setor no Brasil. A qualidade do sistema de informações e números de turismo foi o tema de um seminário nesta quarta-feira (24), em Brasília (DF). O evento reuniu especialistas internacionais, dirigentes estaduais e municipais de turismo, representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, além de instituições de pesquisas.

“O sistema de estatísticas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de políticas para o turismo. Por isso, precisa estar alinhado com as bases de informações internacionais e com o setor privado”, afirmou o secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, durante a abertura do evento.

O consultor especialista do Ministério do Turismo, Antônio Massieu destacou a oportunidade de situar o Brasil como líder, entre os países do Mercosul, no processo de harmonização das estatísticas relacionadas ao turismo. “É preciso solucionar, entretanto, o déficit que o país tem no que se refere à comparabilidade entre dados entre estados e municípios. São pesquisas que não conversam entre si”, disse.

O Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur também apresentou os principais pontos do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas. Já os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) explicaram aos participantes o funcionamento da Conta Satélite do Turismo – um estudo do instituto –, bem como propostas de novos tipos de pesquisas que poderiam ser feitas para fortalecer a base de dados do setor.

Agência Notícias do MTur

Receba nossas newsletters