Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Vídeos

Rio 2016 revela design e rota da tocha Olímpica

A tocha olímpica (Foto: Comitê Rio 2016)

A tocha olímpica (Foto: Comitê Rio 2016)


A tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016 foi apresentada nesta sexta-feira, dia 3, em uma cerimônia em Brasília que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. O revezamento da tocha vai durar de 90 a 100 dias e passará por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Cerca de 12 mil pessoas carregarão a chama olímpica até o início dos Jogos no ano que vem.

O revezamento começa por Brasília, em uma data indefinida de maio, e terminará em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando a pira olímpica será acesa no Maracanã, na festa de abertura da Rio-2016. A seleção dos condutores ocorrerá até o fim de 2015. As regras serão divulgadas pelos patrocinadores. O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Organizador Rio 2016 também farão indicações. Todos os nomes selecionados — inclusive de participantes reservas, para os casos de ausência — passarão por uma checagem de antecedentes. Não há espaço para ficha-suja.

Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância de receber os Jogos Olímpicos.”É um momento simbólico e vamos mostrar aquilo que temos de melhor no Brasil. A tocha Olímpica é verdadeiramente bonita e fantástica. Ela vai circular pelo Brasil e será empunhada por homens e mulheres do nosso povo. Vai ser sentida em vários municípios, e vai cortar o país de norte a sul e de leste a oeste. Será uma cooperação grandiosa”, disse.

“Os jogos olímpicos são uma oportunidade de ouro não só para o Rio de
Janeiro, mas para o Brasil, de se promover como destino turístico para
os brasileiros e no mercado internacional”, completou o ministro do
Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que mais de 60% dos custos das Olimpíadas do Rio serão pagos pelo setor privado. Depois dele, o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, fez coro, afirmando que essa participação das empresas só foi possível graças à criatividade e ousadia de Paes. Se dependesse apenas dos recursos públicos, disse Pezão, o Rio teria “muita dificuldade” para realizar os Jogos.

O governador aproveitou para agradecer ao governo federal por permitir a presença do Exército no Complexo da Maré há um ano e quatro meses e informou que, no período, a taxa de homicídios caiu de 26 para cada 100 mil habitantes para cinco para cada 100 mil habitantes.

O vídeo de divulgação da tocha:

Receba nossas newsletters