Nos próximos 12 meses, o setor de Turismo focará sua atenção em atrair turistas ao Brasil visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Para isso, o trade contará com ações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) a fim de fortalecer a estratégia de divulgação do Brasil no exterior e convidar os turistas para o evento.
No último dia 29, aconteceu no Rio de Janeiro um encontro entre os executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), representantes de empresas do trade e secretários de Turismo de todo o País. Durante a reunião, os executivos da EBTs passaram informações estratégicas de países prioritários para o Brasil.
Para o presidente Vinícius Lummertz, o momento é de alinhar as estratégias na promoção internacional dos jogos. “O mote das Olimpíadas é uma excelente oportunidade para criarmos um espaço de discussão e fortalecimento do setor em um momento chave para o turismo. Esse intercâmbio de informações permite um aprimoramento mútuo, de todos os entes envolvidos”, declarou.
O Brasil sediará as primeiras Olimpíadas da América do Sul, o que tem importância histórica para o continente e para o movimento olímpico. A estimativa é que mais de 300 mil visitantes do exterior venham ao Brasil para a competição.
Visto – Na oportunidade, representantes do trade turístico entregaram ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que estava presente no evento, e ao presidente da Embratur, manifesto de apoio à isenção de vistos em caráter excepcional para os norte-americanos durante as Olimpíadas. O presidente Lummertz considera o tema fundamental e estratégico para o setor. “Nós, Embratur e Ministério do Turismo, seremos defensores dessa iniciativa junto aos demais órgãos”, afirmou. O ministro Henrique Alves se comprometeu em apresentar o pleito ao Congresso Nacional.
Nathalia Marques