Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Nordeste tem preferência para viagens dos brasileiros esse ano

Para 'driblar' a alta do dólar, brasileiros tem dado preferência por destinos turísticos nacionais, principalmente os nordestinos, como é o caso de Fortaleza-CE

Para ‘driblar’ a alta do dólar, brasileiros tem dado preferência por destinos turísticos nacionais, principalmente os nordestinos, como é o caso de Fortaleza-CE


A volta dos “feriadões” ao calendário nacional do segundo semestre, após dois anos com datas comemorativas (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro) concentradas nos finais de semana – e, portanto, passando praticamente despercebidas pela população –, bem como a alta do dólar prometem turbinar o mercado de viagens e turismo interno brasileiro.

“A alta do dólar desanimou muitos brasileiros que planejavam passar a temporada de inverno no exterior. Boa parte dos viajantes trocaram Caribe, Europa e Estados Unidos, por exemplo, por destinos nacionais, principalmente aqueles voltados para família”, afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano.

E com cerca de 3 mil quilômetros, o litoral nordestino, reconhecido mundialmente pela sua beleza e diversidade, deve atrair uma verdadeira legião de turistas, inclusive nos meses de agosto e setembro, período de alta temporada dos tradicionais destinos de inverno brasileiros e também de verão nos Estados Unidos e Europa.

De acordo com um estudo realizado pelo Hotel Urbano, agência online de viagens líder no País, as cidades de Porto Seguro-BA, Fortaleza-CE, Gramado-RS, Natal-RN e Maceio-AL são as mais buscadas por quem deseja viajar nos próximos dois meses.

“O turismo interno é definitivamente a bola da vez em 2015. E viajar para o Nordeste nesta época do ano oferece não apenas a combinação perfeita entre sol, temperaturas altas e belas praias, mas, sobretudo um excelente custo-benefício, até 40% inferior aos meses de alta temporada. Não por acaso a região desponta como a mais procurada pelos brasileiros para os próximos meses”, afirma Antônio Gomes.

Completando a lista dos destinos mais procurados estão Campos do Jordão-SP, Mata de São João-BA, Porto de Galinhas-PE, Ilhéus-BA e Búzios-RJ. Entre as dez cidades do ranking, sete são na região Nordeste. O último estudo Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, reforça a análise. Divulgado em junho, o levantamento mediu a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses.

De acordo com a pesquisa, 74,1% dos viajantes que pretendem viajar no período pensam em conhecer algum destino dentro do País. O índice é o maior para o período dos últimos cinco anos. E o Nordeste desponta como a região mais procurada, com 42,7% da preferência. Líder no mercado de hospedagem no Brasil, o Hotel Urbano já soma, desde a sua fundação, quase 9 milhões de diárias vendidas para hotéis, pousadas, flats, hostels e até cruzeiros, dentro do Brasil e também no exterior. Apenas em 2014, a empresa superou a marca de 3,9 milhões de diárias vendidas ou 1 diária comercializada a cada 8 segundos.

Segundo o cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano, mesmo o viajante que não se programou com antecedência encontrará ótimas ofertas, seja para pousadas, hotéis e até mesmo resorts que trabalham no sistema all inclusive. Os seis feriados nacionais prolongados deste ano – Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) – vão injetar R$ 18,66 bilhões no setor, conforme projeções do Ministério do Turismo. Feriados como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos. Por isso, foram excluídos do cálculo.
 

Receba nossas newsletters