Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Lançamento da Film Comission beneficiará turismo de POA

Vinte e quatro entidades dos setores audiovisual, turismo, comércio e serviços do Rio Grande do Sul e órgãos públicos municipais de Porto Alegre formalizaram nesta quinta-feira, 27, sua adesão ao termo de cooperação técnica para a criação da Porto Alegre Film Commission, organização destinada a captar e servir de agente facilitador para produções audiovisuais nacionais e internacionais na cidade nas áreas de cinema, publicidade, documentários, novelas entre outras.

A assinatura do documento ocorreu logo na abertura do seminário “Estruturação da Porto Alegre Film  Commission”, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e que reuniu como palestrantes o diretor brasileiro de cinema e de televisão Jayme Monjardim, o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot, e a secretária de Turismo de Garibaldi e representante da Garibaldi Film Commission, Ivane Fávero. O público do evento, formado por entidades e profissionais do turismo e do setor audiovisual gaúcho, ouviu de cada palestrante suas experiências na organização e operação de film commissions e a importância de seu apoio para as produtoras. “Esse é mais um passo na estruturação dessa ferramenta que é fundamental para Porto Alegre fortalecer o setor audiovisual local e como resultado promover a cidade como destino turístico”, disse o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que coordenou o evento.

Organização – Steve Solot fez ampla abordagem sobre os objetivos, a operação, os aspectos políticos e os benefícios econômicos das film commissions, organizações existem na maioria dos países. Embora assumam diferentes formatos em cada país, estado ou cidade, Solot afirmou que essas organizações têm, por necessidade de sua função, ligação com entidades governamentais seja em nível municipal, estadual ou federal tendo em vista a transversalidade de sua atuação.  Além de atrair produções audiovisuais, organizar informações sobre prestadores de serviços e fornecedores e de cenários para os conteúdos audiovisuais, as film commissions tem o papel de facilitar a liberação de autorizações junto a órgãos governamentais e de outros setores para as filmagens, estabelecer regramentos e formas de incentivos.

“As film commissions são um motor de  desenvolvimento e revitalização econômica local e de promoção do turismo das cidades”, sentenciou Solot, que apresentou exemplos. Nos Estados Unidos, as filmagens de uma produção cinematográfica geram em locações, em média, US$ 200.000 por dia em atividades econômicas locais e na arrecadação de impostos. Quanto ao impacto das locações no fluxo turístico, a estimativa é de que cerca de 40 milhões de turistas viajem, por ano, para conhecer cenários de filmes e outras produções. Hoje, no Brasil, existem nove film commissions legalmente organizadas e outras 16 em implantação, entre as quais Porto Alegre. “A decisão política é um dos passos fundamentais nesse processo e ele foi dado por Porto Alegre, uma das cidades brasileiras em que mais faz falta a existência de uma organização desta área para melhor aproveitamento do seu potencial cênico”, assegurou o presidente da Rebrafic.

Experiência – Com produções realizadas em vários países, o diretor de cinema e televisão Jayme Monjardim foi enfático em afirma a importância do apoio às produções e disse ficar “feliz” coma iniciativa da capital gaúcha. “Minha experiência mostrou que é impossível fazer qualquer coisa em produção audiovisual sem o apoio profissional de uma film commission, que oferece uma radiografia do que existe no lugar e isso é essencial”, afirmou. Citou que as filmagens de “O Tempo e o Vento” no Rio Grande do Sul tiveram um impacto econômico de R$ 8 milhões, em gastos com diárias, alimentação e outras despesas, frente ao apoio de R$ 2 milhões que a produção recebeu. “Sem contar o legado de uma cidade cinematográfica que foi deixado em Bagé, que segue recebendo visitação de escolas e outros públicos”, acrescentou. Destacou ainda que todos os cenários e visuais do país são encontrados no Rio Grande do Sul. “Temos aqui uma metrópole, a serra, o pampa e o litoral, além de pessoas com um poder de produção e de entrega incrível. Ou seja, o Estado é como um grande estúdio para grandes produções, e um apoio organizado  tem o poder de atrair essas realizações”, afirmou.

 Fluxo turístico – A partir de 2013, a cidade de Garibaldi, na serra gaúcha, registrou um crescimento de 20% no fluxo de visitantes. O aumento é atribuído pela secretária de Turismo do município, Ivane Fávero, às produções audiovisuais captadas ou apoiadas a partir da criação da Garibaldi Film Comimission. “Onde mais ganhamos com as produções, antes, durante e depois de sua realização, é no retorno do turismo cinematográfico, que é um excelente marketing para os destinos”,  assegurou Ivane, responsável pela criação da film commission no município como também em Bento Gonçalves que foi a primeira no RS. O município iniciou como palco de comercial do BRDE e entrou nas telas de cinema com as produções de Real Beleza, Senhores da Guerra (parte 2), o Filme da Minha Vida e, mais recentemente, a novela Além do Tempo. “Esta mídia espontânea faz com que a cidade seja lembrada por pessoas de diferentes lugares, além a cultura cinematográfica que gera na comunidade”, observou.

Parceiros – De acordo com Moraes, o Conselho Consultivo da Porto Alegre Film Commission será composto pela entidades parceiras. “Estamos determinados a colocar de pé esta organização o mais cedo possível, e com o apoio do setor audiovisual, do trade turísticos e dos órgãos autorizativos isso deverá ocorrer em breve”, afirmou. Entre os próximos passos está a organização de um banco de dados com um guia de serviços da cidade, a definição do formato de operação da film commission, do regramento e formas de apoio e de incentivos às produções.

 Assinaram o termo de cooperação técnica as secretarias municipais de Turismo, da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras e Viação, de Segurança, os gabinetes de Comunicação Social, de Inovação e Tecnologia, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC), Fundacine, Arranjo Produtivo Local Audiovisual (APL), Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV RS), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a Associação  das Transportadoras Turísticas do RS (ATURS), a  Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul), Fundação Piratini – TVE e FM Cultura,  o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureal, a INFRAERO, o SEBRAE-RS,  o Sindilojas e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA).

Receba nossas newsletters