Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur promove oficina para atualizar mapa do turismo brasileiro

Representantes das secretarias durante o encontro

Representantes das secretarias durante o encontro

O Ministério do Turismo promoveu na última semana a primeira etapa de oficinas de formação para profissionais de secretarias estaduais de turismo. O objetivo é que eles se preparem para atuar como difusores e mediadores do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das políticas públicas de turismo no Brasil.

A última versão do mapa (2013) conta com 303 regiões turísticas e 3.345 municípios. Estas regiões são indicadas pelas Secretarias de Estado de Turismo a partir de oficinas participativas realizadas nos estados, tendo como orientação critérios estabelecidos pelo Ministério. “É por esta razão que a participação de interlocutores nos estados é imprescindível para o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo”, disse o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra.

De acordo com o secretário, eles são os principais disseminadores das diretrizes do Programa de Regionalização. “Eles também apoiam a equipe técnica do Ministério na elaboração de políticas públicas para o setor, trazendo as experiências de cada estado”, disse. Gestores públicos de 25 Estados e do Distrito Federal marcaram presença em Brasília. A próxima etapa ocorre do dia 5 ao dia 8 de outubro.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters