Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rio Grande do Norte trabalha para criação do Geoparque de Seridó

Currais Novos - geoparque. Foto: Eugênio Oliveira

Currais Novos – geoparque. Foto: Eugênio Oliveira

O Governo do Rio Grande do Norte está trabalhando para implantar na região do Seridó o segundo geoparque do Brasil e o terceiro da América do Sul. O geoparque mais antigo funciona em Araripe, no Ceará, e recentemente o Uruguai regularizou um. O conceito, que é de um parque delimitado pela riqueza geológica, já está espalhado em 32 países e desencadeia interesse crescente em muitos outros, por trabalhar o desenvolvimento econômico sustentável.

“A criação do geoparque do Seridó será um passo importante para a interiorização do turismo, e dar a devida valorização às riquezas geológicas e arqueológicas que temos no Rio Grande do Norte. Nosso governo está seguindo todas os orientações técnicas para viabilizar este parque.”, afirma o governador Robinson Faria, que determinou à Secretaria Estadual de Turismo que trabalhe na viabilização do projeto.
 
O projeto está adiantado e conta com total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo. E nesta quinta-feira (3), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado e a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), será promovido o workshop Projeto Geoparque Seridó: realidades e desafios, no Centro de Convenções, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O evento tem como objetivo apresentar o projeto Geoparque Seridó, trocar experiências com Parques já implantados (nacional e internacionalmente) e discutir sua implementação no Estado.

Sobre geoparques

Os geoparques espalhados no mundo estão agrupados na Rede Global de Geoparques, criada em 2004 pela Unesco. Atualmente, esta Rede conta 111 parques do tipo, sendo maioria na Europa.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters