Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Seminário defende uso de novas teconogias para o setor

Mesa de autoridades durante a cerimônia de abertura do Tectur 2015. Crédito: Divulgação

Mesa de autoridades durante a cerimônia de abertura do Tectur 2015. Crédito: Divulgação

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, nesta quinta-feira (12), no Campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói, para a abertura oficial do segundo Seminário de Tecnologia e Turismo, Tectur. A cerimônia promovida pela Universidade Federal Fluminense e o Sebrae reuniu autoridades do trade fluminense como Paulo Senise, presidente da TurisRio; José Mauro Haddad, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, Neltur, e representantes e professores da UFF.

Durante a ocasião, o professor e coordenador geral do evento, Eduardo Vilela, comentou sobre a importância de discutir os impactos da tecnologia nas atividades turísticas. Vilela aproveitou o momento para destacar que as pesquisas do Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro serão realizadas através de tabletes, reforçando o conceito de desenvolvimento relacionado a maturidade digital.

De acordo com o presidente da Neltur, José Mauro Haddad, o TecTur já está incluído no calendário oficial de eventos da cidade. “A discussão desse tema é fundamental. Firmamos um acordo para tornar Niterói um laboratório de novas tecnologias aplicadas ao setor. Seremos modelos para novos projetos” – explicou.

Com o tema “Tecnologia, Atratividade e Diferenciação dos Destinos” o seminário teve início com a participação de Dimitrius Buhalis, conceituado diretor do eTourism Research, pesquisador do Cento Internacional de Pesquisa para o Turismo e Hospitalidade e professor da Universidade de Bournemouth com a conferência “Turismo Inteligente: Co-criando Experiências no Turismo, Usando a Internet de Todas as Coisas”.

A programação do evento teve sequência com as cases sobre o Uber; o aplicativo “Menu for Tourist”, a Utilização da Tecnologia para Mapeamento de Fluxos Turísticos com o professor Thiago Allis, da Universidade Federal de São Carlos; Tecnologia Aplicada na Comunicação e no Produto Rio de Janeiro, ministrada por Hellen Silva, diretora de Comunicação e Produtos da RioTur; Cursos no Exterior na Área de Turismo e Tecnologia – Oportunidades Experimentais; Startup Weekend Rio Olympics e Arquitetura de Gestão de Conhecimento nos Destinos Turísticos com o professor Dr. Alexandre Biz, da Universidade Federal do Paraná.

Nesta sexta-feira (13), o TecTur 2015 terá continuidade com a participação internacional de Carlos Manuel da Costa, diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Coordenador do Programa de Doutorado da Universidade de Aveiro, em Portugal, com a conferência “Redes em Turismo: Conectando o Setor com o Futuro”. O professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luiz Mendes também estará presente no seminário e vai apresentar a palestra sobre “Pesquisas em Tecnologia da Informação e Comunicação”.

Para mais informações basta acessar o site oficial www.tectur.uff.br ou www.tectur.net e a página do Facebook www.facebook.com/tectur.uff

Jane Barreto

Receba nossas newsletters