Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Brasil promove turismo nacional na IBTM

Estande da Embratur na 28ª edição da IBM

Estande da Embratur na 28ª edição da IBM

De 17 a 19 de novembro, o Brasil teve a oportunidade de apresentar suas estratégias para prospectar novos negócios e eventos internacionais com estande na 28ª edição da IBTM, feira do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Exhibitions), em Barcelona. O País pôde demonstrar sua infraestrutura e capacidade de recepção para 15 mil profissionais da indústria turística, sendo 9 mil visitantes de mais de 100 países.

No mesmo evento, a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), em parceria com a companhia aérea LATAM, junto ao mercado espanhol, promoveu um coquetel para apresentar o novo voo da LATAM entre Barcelona e São Paulo. Agentes de viagens e representantes do Consulado brasileiro e do Convention Bureau de São Paulo compareceram ao evento para prestigiar o voo que foi lançado oficialmente no dia 20 de outubro.

Para o diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, a participação na IBTM destacou o potencial competitivo do Brasil frente ao cenário mundial. Neto também elogiou a parceria com a LATAM, que incentiva o aumento do número de turistas no país. “Acreditamos que essa parceria entre o público e o privado é o caminho para transformar o turismo internacional no Brasil” afirmou.

A presença brasileira na IBTM deve contribuir para a entrada de turistas de negócios e para eventos no Brasil, principalmente por conta do contato com formadores de opinião e compradores que manifestaram interesse em conhecer os destinos brasileiros.

Em paralelo à execução da feira, foram realizados na Espanha dois workshops (em Madrid e Barcelona) para promover a nova rota. A iniciativa foi resultado da atuação do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Espanha com a LATAM. As ações promocionais enfatizaram a diversificação de rotas e produtos oferecidos pelo Brasil, além da capilaridade da companhia aérea.

Pesquisas no Segmento MICE – O Brasil está entre os 10 primeiros países no mundo que mais sediam eventos internacionais associativos, com rotatividade internacional, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA. No ranking de 2014, o Brasil apareceu  com 291 eventos internacionais distribuídos entre 61 cidades brasileiras.

De acordo com a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela Fundação Getúlio Vargas para a Embratur, o segmento MICE deve ser priorizado nas políticas de promoção do Brasil no mercado internacional. Os turistas de Negócios e Eventos gastam, em média, US$ 329,39 por dia no País, valor quatro vezes maior do que as despesas dos visitantes internacionais das viagens a Lazer. Com  permanência média de sete noites no País, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao Brasil – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do Brasil é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro.

Receba nossas newsletters