Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

WTTC: Brasil derruba números do turismo em toda a América do Sul

David Scowsill, presidente e CEO do WTTC

David Scowsill, presidente e CEO do WTTC


O segmento global de Viagens & Turismo deve apresentar um crescimento sólido de 3,5% em 2015, o que representaria um forte crescimento mesmo  após uma série de desafios que apareceram este ano em todas as áreas do setor. De acordo com os documentos que revelam o Impacto Econômico do Turismo no mundo, produzido pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), a previsão de 3,5% é um pouco menor do que foi constatado no começo do ano, muito por conta da redução dos gastos no turismo interno.

A América do Sul terá o pior crescimento, se comparado com outras regiões do planeta. De acordo com o WTTC, este crescimento tímido de apenas 1,7% tem a ver com a recessão econômica no Brasil, país que terá uma queda de 2,1% na economia este ano. Por outro lado, o Sul da Ásia deve apresentar um crescimento saudável de 7,7%, muito por conta do estímulo do turismo na Índia.

Uma série de fatores naturais e terroristas também afetou e impactou o turismo nacional e internacional diretamente por todo o mundo. É o caso da MERS na Coréia do Sul e do Ebola no Oeste da África, sem falar nos desastres naturais, com o terremoto em Nepal e tufões nas Phillipinas, e nos atentados terroristas na Tunísia, Egito, Líbano, França e Mali. Conflitos políticos na Ucrânia e na Síria também foram responsáveis por uma menor movimentação de turistas, se comparado às previsões feitas no começo deste ano.

Ainda de acordo com o WTTC, a contribuição global do setor à economia mundial será de US$ 7,8 trilhões em 2015, sem falar nos 284 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos que temos atualmente só por conta do segmento. Para o presidente e CEO do WTTC, David Scowsill, “o setor de Viagens & Turismo é extremamente forte, resistente! Apesar de um número terrível de incidentes regionais durante todo o ano, o segmento como um todo ainda vai crescer 1% mais rápido do que a média global do PIB para 2015″, frisou.

Receba nossas newsletters