Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

SC e RS apresentam a MTur projeto de integração das Serras

Vinícius Lummertz destacou a importância do projeto com o roteiro que integra a região Sul

Vinícius Lummertz destacou a importância do projeto com o roteiro que integra a região Sul

Terminou há pouco um seminário com a presença do ministro do Turismo, Henrique Alves e representantes do turismo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em pauta a integração das serras catarinense e gaúcha através de um projeto que terá financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Segundo Valdir Walendowsky, presidente da Santur, o projeto original prevê a integração das regiões do sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul. “O projeto apresentado ao ministro prevê a integração da nossa serra catarinense e de polos turísticos como Encantos do Sul com a Serra Gaúcha, com Gramado, Canela e a região da Uva e do Vinho.

“Temos inclusive uma rodovia que interligará as duas serras e, da nossa parte, já está praticamente concluída. Falta a parte do governo do Rio Grande do Sul e após concluída o turista poderá conhecer cidades como Lages, Urupema e outras, bem como Gramado e Canela, num circuito turístico”, adiantou. Walendowsky participa hoje também do lançamento das rotas da Azul com voos regulares para o verão interligando as cidades de Florianópolis e Foz do Iguaçu.

A criação de rotas turísticas integradas foi tema do Seminário de Integração Serramar, promovido em Balneário Rincão (SC). O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, estavam presentes no evento. “As perspectivas para o turismo e alternativas de financiamento para o setor”, destacou o presidente da Embratur. O seminário reuniu prefeitos, secretários de turismo, parlamentares, operadores e agentes de viagem dos estados envolvidos no projeto.

Na ocasião, o ministro Henrique Eduardo Alves afirmou que o setor de viagens pode ser melhor aproveitado para distribuir renda e gerar emprego no Brasil com a interiorização: “Temos de olhar para o interior com especial atenção para equilibrar o desenvolvimento e diversificar a oferta turística”.Além do presidente do Instituto e do ministro, o seminário contou com a presença do vice-governador de SC, Eduardo Moreira; do presidente da Santur, empresa responsável pela promoção turística do Estado, Valdir Walendowsky; e do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

 Rodovia Serramar – A rodovia Serramar é um projeto do governo de Santa Catarina para desenvolver o turismo da serra catarinense e do litoral do Rio Grande do Sul. A região corresponde a trechos classificados como Caminho dos Canyons em Santa Catarina (passando pelas cidades de Balneário Gaivota, Morro Grande, Passos de Torres, Araranguá, Jacinto Machado, Praia Grande, Balneário Arroio do Silva, Timbé do Sul e Sombrio); Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul (Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e Vacaria); Hortênsias (São Francisco de Paula-RS); Litoral (Mampituba-RS e Torres-RS), e Uva e Vinho (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Farroupilha, Garibaldi e Flores da Cunha).

CENTRO DE CONVENÇÕES –  Ontem, o presidente da Santur participou na praia de Canasvieiras da inauguração do Centro de Eventos Luís Henrique, falecido esse ano, e que tem capacidade para receber eventos com até 3.800 pessoas e ocupa uma área de 17 mil metros quadrados. “O novo espaço vai fomentar o turismo de negócios em nosso estado”, adiantou.

Receba nossas newsletters