Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

JetBlue tem aumento de dois dígitos no tráfego e capacidade em janeiro

Companhia iniciou 2016 com novas operações para Flórida, Boston, Buffalo e Los Angeles

Companhia iniciou 2016 com novas operações para Flórida, Boston, Buffalo e Los Angeles


David Neeleman e suas mãos empresariais para lá de abençoadas! Enquanto compra a TAP, reformula a TAP Express e moderniza a frota da Azul Linhas Aéreas, o empresário ainda tem tempo de comemorar os resultados obtidos pela JetBlue Airways Corporation no primeiro mês de 2016: crescimento de dois dígitos em dois quesitos extremamente importantes nas medições da indústria de aviação: capacidade e tráfego consolidados.

A companhia norte-americana registrou um crescimento de 11,7% no tráfego consolidado, chegando a 3,55 bilhões de RPMs no período. Já em relação a capacidade, crescimento de 10,8% em relação ao mês de janeiro de 2015, chegando aos 4,3 bilhões de ASMs em 31 dias, bem acima dos 3,88 bilhões constatados há 12 meses atrás. Já em relação a taxa de ocupação média, também conhecida como Load Factor, foi registrado um número saudável de 82,6% em janeiro, 0,7 p.p acima do que foi registrado em janeiro de 2014 (81,9%).

No entanto, nem tudo nessa vida são flores, não é mesmo David Neeleman? A companhia aérea pertencente ao empresário teve uma queda de 3,5% na receita unitária por passageiro, conhecido como PRASM (Passenger Revenue per Available Seat Mile), muito por conta das tempestades de inverno que paralisaram, atrasaram e cancelaram operações em todo o território norte-americano no último mês. É por conta desta mesma tempestade que a JetBlue também estima uma queda nos ASMs no fim do primeiro trimestre do ano fiscal de 2016, entre 13 e 15%.

Apesar do esforço, nenhuma das três maiores companhias aéreas dos Estados Unidos (American, Delta e United) conseguiu alcançar o crescimento de dois dígitos no tráfego para o mês de janeiro, enquanto muitas ainda registraram queda por conta das tempestades de inverno no primeiro mês de 2016. Por outro lado, a JetBlue continua expandindo suas operações e modernizando sua frota de aeronaves, além de já ter anunciado codeshare com Hawaiian Airlines no último mês e iniciado operações para Flórida, Boston, Buffalo e Los Angeles.

Receba nossas newsletters