Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Fohb, ABIH e ABR orientam sobre vírus zika

Em um comunicado oficial, o Fobh, a ABIH Nacional e a ABR
repercutem sobre as declarações da OMS sobre a incidência do vírus Zika. Nas orientações da OMS não recomenda quaisquer restrições a viagens no território brasileiro. Segundo o comunicado, medidas devem ser tomadas e as entidades de turismo e saúde estão trabalhando em conjunto para divulgar informações a respeito dos riscos e sobre os cuidados para reduzir uma possível exposição a picadas de mosquito.

Veja comunicado na íntegra:
 
O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéise a ABR – Associação Brasileira de Resorts vêm a público repercutir as orientações da OMT- Organização Mundial do Turismo, que não recomenda quaisquer restrições a viagens no território brasileiro.

A OMT adotou esta posição, no que se refere à incidência do vírus Zika, baseada nas indicações divulgadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Na Declaração da OMS sobre o vírus Zika, divulgada em 1º de fevereiro de 2016, são recomendadas as seguintes as medidas relativas às viagens:

1-Não se deve aplicar quaisquer restrições às viagens ou ao comércio com países, regiões e territórios com a transmissão do vírus Zika.

2-Deve-se fornecer informações atualizadas para os viajantes que se dirigem para áreas com transmissão do vírus Zika sobre os riscos e as medidas apropriadas para reduzir a possibilidade exposição a picadas de mosquitos.

3-Devem-se implementar as recomendações padrão da OMS em relação à eliminação de insetos e desinfecção de aeronaves e aeroportos.

Segundo o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, e o site da OMS, as medidas de prevenção e controle do vírus Zika incluem ações nas habitações e medidas de proteção individual.

●Prevenção nas habitações para impedir a reprodução dos mosquitos:

1- Cobrir os reservatórios de água com tampas, telas e capas para evitar que as fêmeas do mosquito coloquem ovos na água parada;

2- Esvaziar e limpar todos os recipientes que podem depositar água, como baldes, vasos de flores e pneus.

●Prevenção individual para evitar picadas dos mosquitos:

1- Utilizar roupas (de preferência de cor clara) que cubram a maior parte do corpo para evitar picadas;
2- Utilizar barreiras físicas para evitar a entrada de mosquitos nos ambientes, como telas, portas fechadas e janelas;
3- Uso de repelentes.

As entidades de turismo e saúde estão trabalhando em conjunto para divulgar informações a respeito dos riscos e sobre os cuidados para reduzir uma possível exposição a picadas de mosquito.

Os meios de hospedagem do Brasil estão recebendo este comunicado, de forma que possam seguir suas orientações, não só quanto à prevenção da reprodução dos mosquitos, mas também por meio do reforço de que as medidas de prevenção individual sejam aplicadas pelos seus hóspedes.

Receba nossas newsletters