Claudia Sender, vice-presidente da Unidade de Negócios é a nova presidente da Tam. Segundo o presidente da holding, Marco Antonio Bologna, que acumulava o cargo desde fevereiro do ano passado, as funções voltam a ser divididas para que a executiva se dedique integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro, enquanto o presidente da Tam. poderá se concentrar na consolidação da fusão com a Lan, nas relações institucionais da empresa e do Grupo Latam no Brasil e na representação da gestão brasileira no Grupo Latam.
Na sua opinião o atual cenário brasileiro traz enormes desafios e também consideráveis oportunidades para as companhias aéreas. “Os estímulos atuais ao setor e questões como o incentivo à aviação regional, o aumento de capacidade dos aeroportos, a dinâmica concorrencial e os grandes eventos que o Brasil vai receber neste e nos próximos anos exigem foco no dia a dia da companhia, que estará a cargo de Claudia a partir de hoje”, afirma Bologna. Essa divisão de funções foi instituída na Tam em maio de 2010, quando
Bologna assumiu a presidência da holding empresa controladora
da Tam no Paraguai e da Multiplus. Entre
as áreas sob a responsabilidade do presidente daTam SA. estão Finanças
e Controladoria, Auditoria Interna, Jurídico e Compliance, Relações
Institucionais e Governamentais e a Diretoria de Segurança Operacional
(Safety). Também o Centro de Excelência em Serviços e as operações
internacionais, na estrutura do Grupo LATAM Airlines, estarão sob sua
supervisão, em conjunto com o CEO da Lan.
“Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no
consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados
alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua
capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de
atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais
as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do
mundo”, diz Bologna, a quem a nova presidente continuará se reportando.
Ao comentar sobre a nova presidente Bolonha foi enfático. “Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no
consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados
alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua
capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de
atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais
as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do
mundo”, diz Bologna, a quem a nova presidente continuará se reportando.
QUEM É – A executiva está na companhia desde 15 de dezembro de 2011. Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Claudia tem MBA pela Harvard Business School e desenvolveu boa parte de sua carreira no setor de bens de consumo, atuando em marketing e planejamento estratégico.