Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

American Airlines conclui implantação do Electronic Flight Bag

Programa substitui 15 kg de material de referência e manuais em papel

Programa substitui 15 kg de material de referência e manuais em papel


A American Airlines concluiu a implantação de seu programa Electronic Flight Bag, com a descontinuação das revisões em papel das cartas dos terminais, o que a torna a primeira grande companhia aérea a utilizar somente tablets em todas as cabines de comando durante todas as fases do voo. Em abril, a American completou os testes em suas aeronaves Boeing 757 e 767, e obteve aprovação da FAA para utilizar o iPad em toda a sua frota atual – Boeing 777, 767, 757, 737 e MD-80.

O Electronic Flight Bag substitui mais de 15 kg de material de referência e manuais em papel, que os pilotos frequentemente carregam em seus kits de voo. “Nosso programa Electronic Flight Bag tem um impacto positivo ambiental e nos custos”, afirma David Campbell, vice-presidente de Segurança e Desempenho de Operações da American Airlines.

“Remover o kit de todos os nossos aviões economiza, no mínimo, 400 mil galões e US$ 1,2 milhão em combustível por ano, com base nos preços atuais. Além disso, cada um dos mais de oito mil iPads que implementamos até o momento substitui mais de três mil páginas de papel anteriormente transportadas por cada piloto e instrutor ativos. No total, 24 milhões de páginas de documentos em papel foram eliminadas”.

De acordo com a aérea, os pesados kits eram uma das maiores causas de lesões dos pilotos. O formato digital também exige menos tempo para atualizar cada um dos seis ou mais manuais em papel encontrados no kit de cada piloto, já que as revisões manuais demoram horas para ser concluídas todo mês, contra minutos nas atualizações eletrônicas.

Como parte do programa Electronic Flight Bag, os pilotos da American usam software e dados móveis da Jeppesen, uma unidade da Boeing Digital Aviation. O aplicativo Jeppesen Mobile Terminal Chart, aprovado pela FAA, tem permissão para uso de portão a portão, em todas as fases do voo – exceto por alguns documentos selecionados, substitui manuais de operação em papel por informações eletrônicas atualizadas e mais fáceis de acessar.

A American e a Allied Pilots Association (APA) começaram a trabalhar na viabilidade do uso de um tablet como Electronic Flight Bag em junho de 2010, e a American foi a primeira companhia aérea comercial a receber aprovação da FAA, em dezembro de 2011, para uso de um tablet durante todas as fases do voo em sua frota de Boeing 777. A American informa que trabalhou em conjunto com seus pilotos durante todas as fases de desenvolvimento que levaram à integração total do programa.

A partir de 10 de julho, os pilotos da American Eagle Airlines terão a opção de usar iPads para acessar materiais de referência e manuais, tornando a American Eagle uma das primeiras companhias aéreas regionais a adotar o Electronic Flight Bags.

Pamela Mascarenhas

Receba nossas newsletters