Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Gastão Vieira faz balanço positivo do setor

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez ontem na Câmara dos Deputados, um balanço das atividades do MTur e dos avanços alcançados pelo setor nos últimos anos. Na sessão comemorativa do Dia Mundial do Turismo, na Comissão de Turismo e Desporto (CTD), ele destacou a posição do Brasil de sexta economia de turismo do mundo, com participação de 3,7% no PIB nacional e geração de 3 milhões de postos de trabalho no país.”De 2003 a 2012 triplicamos a participação do turismo no PIB nacional e temos a convicção de que o setor será protagonista de importante papel na economia brasileira “, disse o ministro para uma plateia composta de parlamentares, representantes de entidades do setor, secretários de Turismo e dirigentes do MTur.

O ministro tratou também dos preparativos e do legado da realização de grandes eventos no país e reforçou a necessidade de investimentos no aumento da competitividade do turismo nacional. “Não há mais tempo, não podemos perder esta grande oportunidade que se abriu para o país com a realização da Copa do Mundo”, disse, ressaltando que o PAC Turismo se tornou realidade, materializado em mais R$ 600 milhões destinados à construção e reforma de centros de convenções e sinalização turística para vários destinos.

Afinado com o tema central do Dia Mundial do Turismo: Turismo e Água, Gastão Vieira lembrou que o Brasil é o primeiro do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial.  Falou da importância deste bem como atrativo turístico e da inclusão do litoral como tema prioritário do Plano Nacional de Turismo.

O secretário de Turismo do DF, Luiz Otávio Neves, representando o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), anunciou a candidatura de Brasília como sede do Fórum Mundial da Água, marcado para 2018. O representante da Agência Nacional de Águas, Horácio Ferreira Júnior, lembrou que o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo e que a água é um insumo fundamental para o desenvolvimento da atividade turística.

Os convidados da sessão solene foram recepcionados pelo presidente da CTD, Valadares Filho, para quem o turismo “vive um momento de oportunidades” com a realização de investimentos públicos e privados e a ampliação do diálogo entre governo e parlamento. Já o presidente da Embratur, Flávio Dino defendeu a utilização do Congresso como fórum para debates sobre os gargalos enfrentados pelo setor. Citou como exemplo, o setor aéreo que, segundo ele vive uma realidade de aumentos de preços e redução de oferta.

Receba nossas newsletters