Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Parques e Atrações

Snowland é inaugurado e deve aumentar em 5% o PIB da cidade; fotos

.

.


Nevou em Gramado-RS! Está devidamente inaugurado o primeiro parque de neve indoor da cidade e das Américas, que pode ser considerado maior do que a de Dubai, atual referência mundial no segmento. Snowland, uma pista artificial que promete neve o ano inteiro, teve festa de lançamento nesta sexta-feira (25/10), com direito a tour pela estrutura e apresentação de patinadores de gelo, na cidade de apenas 33 mil habitantes a 2 horas da capital gaúcha, Porto Alegre. A solenidade foi apresentada pelo ator, Luigi Baricelli.

O empreendimento que soma R$ 60 milhões e 16 mil m² deve acrescentar cerca de 5% no PIB anual da cidade. Sua criação representa o maior investimento privado no turismo da região das Hortênsias, com capacidade para 3000 pessoas. Dada a importância, no evento estavam presentes algumas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Gramado-RS, Luis Barbacov, além de vereadores e deputados. A estrutura já está fomentando a economia da região, e deverá influenciar positivamente no maior tempo de permanência dos turistas.

“Estamos recebendo, hoje (25/10), o maior investimento da história da serra gaúcha. A região, que tem crescido de forma significante, nesta noite ganha mais um presente. Em nome do prefeito, Nestor Tissot, que não pôde vir por estar concentrado na finalização do Natal Luz (que se inicia no próximo dia 01/11), agradeço a todo o investimento e sei que a partir de agora uma nova era começa em Gramado. Acredito que Snowland traz um novo público para a cidade”, destacou o vice-prefeito da cidade, Luis Barbacov.

O sistema da infraestrutura que produzirá a neve foi trazido da Europa e é o mais testado no mundo. Extremamente seguro, ele transfere o frio de forma indireta, não expondo o visitante a nenhum gás, como, por exemplo, o nitrogênio líquido. No total, serão mais de 8,1 mil metros quadrados dedicados ao frio, com mais de 30 atividades recreativas. Entre as muitas atrações que terá estão a primeira pista de esqui e snowboard indoor das Américas, além de uma Escola de Esqui e Snowboard para pessoas de todas as idades. Haverá também local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada. Quem busca lazer poderá usufruir de tobogãs, da pista de patinação, participar de jogos com bolinhas de neve e se divertir aprendendo a construir um iglu ou decorar seu próprio boneco de neve.

Os proprietários e investidores do Snowland, que começou a ser projetado no ano de 2008, se reuniram na cerimônia de apresentação para agradecer a todos os 400 presentes no coquetel de inauguração. “O sonho que se realiza hoje era cientificamente impossível ao meu ver. Me sinto muito honrado de apresentar a nova e única atração turística deste porte na América Latina”, destacou um dos proprietários, André Caliari, ao lado de seus dois irmãos e empreendedores, Dani e Anderson Caliari.

A secretaria municipal de Turismo de Gramado-RS registrou quase 6 milhões de turistas em 2012. Uma porcentagem bastante significativa deste turistas são por conta do Festival de Turismo de Gramado e do Natal Luz, que a partir de 1 de novembro irá arrastar até o Natal cerca de 2 milhões de turistas. O Snowland, que também deve ter seu peso nesta porcentagem a partir de agora, funcionará todos os dias do ano, com produção de neve. Outro ponto alto do projeto é a área de alimentação, que tem aproximadamente mil lugares e 18 operações comerciais. O surgimento do primeiro parque de neve indoor das Américas vai gerar 600 empregos, sendo quase 200 diretos. Este número representa um acréscimo que chega a 5% no número da população economicamente ativa de Gramado.

Pedro Menezes, de Gramado-RS

Receba nossas newsletters