
Hotéis corporativos com design contemporâneo; apelo tecnológico e preço acessível. Essas são as principais características da Innside by Meliá; marca que a Sol Meliá Hotels & Resorts pretende implantar no Brasil nos próximos anos. Os estudos dos locais já começaram e a ideia; segundo Rui Manuel Oliveira; vice-presidente Sênior Brasil da Sol Meliá; é desenvolver essa bandeira nas principais capitais: Porto Alegre; Belo Horizonte; Rio de Janeiro; Fortaleza; Recife; Salvador e Curitiba. “Temos tido excelentes resultados na Alemanha; país escolhido para abrir as primeiras unidades dessa marca. Acredito que no Brasil também será bem aceito; especialmente pelos jovens executivos”; revelou Oliveira; em entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS.
A previsão da rede é inaugurar 15 empreendimentos Innside by Meliá no Brasil nos próximos dez anos. Também direcionado ao atendimento do segmento corporativo; mas com um conceito mais tradicional; a bandeira Tryp ganha um projeto de expansão no país. Até 2016; o grupo estima abrir mais dez unidades Tryp. Atualmente; a Sol Meliá opera 11 hotéis sob essa marca; sendo oito em São Paulo; duas em Brasília e uma Campinas. “O mercado business ainda tem grande potencial de crescimento e por isso decidimos ir em busca de novas oportunidades”; declarou o vice-presidente. A Sol Meliá está; inclusive; em negociação com investidores para administrar uma nova unidade cinco estrelas Meliá no Rio de Janeiro. O grupo já tem um hotel no Estado; o Meliá Angra Marina & Convention Resort (Angra dos Reis). Além dele; há o Meliá Brasil 21 e o Meliá Jardim Europa.
A expansão da Sol Meliá no Brasil inclui ainda o segmento de lazer. A rede traz ao país a marca Paradisus. Em um terreno de 5 milhões de metros quadrados na praia de Guarajuba; a 30 km de Salvador (Bahia); o grupo irá desenvolver uma pequena cidade. O projeto prevê uma oferta de 1.800 apartamentos em quatro mega resorts; 1.200 villages hoteleiros; 2.400 casas residenciais com os serviços hoteleiros incluídos; áreas de lazer como clube de praia e campo de golfe e um shopping center. O complexo contará ainda com o Sol Meliá Vacation Club; sistema de time share de quartos dos hotéis durante determinado período.
“A construção do primeiro empreendimento hoteleiro em Guarajuba começa ainda este ano. O The Reserve Paradisus terá 250 quartos de alto luxo e grande parte deles será equipado com jardim; jacuzzi e piscina particular”; antecipou Rui Manuel Oliveira. A expectativa é iniciar a operação do hotel até o final de 2013. “Estipulamos essa data vislumbrando a possibilidade dele ser o hotel oficial da Copa do Mundo de 2014 em Salvador”; afirmou. Até esse período; a Sol Meliá entrega as primeiras 50 casas e contabiliza investimentos da ordem de R$ 150 milhões.
Resultados – Rui Manuel Oliveira informou que os resultados operacionais da Sol Meliá no ano passado superaram as metas mais otimistas. A rede terminou 2010 com um crescimento de receita de 25%. No começo do ano passado; a projeção era de 15%. “Na verdade; 2010 foi o melhor ano dos últimos dez em operação hoteleira no Brasil. Aumentamos a diária média em 18%; a ocupação em 15% e o revpar em 23%. Aprendemos com a crise e buscamos melhorar a administração de nossos hotéis tanto com iniciativas de diminuição de energia e água quanto capacitando nossos colabodores”; explicou o vice-presidente. Ele ressaltou ainda que a Sol Meliá conseguiu aumentar em 45% a rentabilidade das unidades para os investidores. Para este ano; a perspectiva é expandir a receita e as vendas em; pelo menos; 15%.
Rui Manuel Oliveira, vice-presidente Sênior Brasil da Sol Meliá Hotels & Resorts