Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Hotéis independentes representam 87,9% da oferta hoteleira do Brasil

Roberto Bertino, presidente da Rede Nobile, e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Roberto Bertino, presidente da Rede Nobile, e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional (Foto: Eric Ribeiro)


SÃO PAULO –
A Rede Nobile realizou nesta quarta-feira (11), durante o segundo dia do 57° Equipotel, no São Paulo Expo, o 3º Fórum de Hotéis Independentes. O Fórum, que tem como objetivo levantar discussões e propor soluções para esses hotéis, contou com quatro painéis que abordaram temas como investimentos em tecnologia e plano de marketing, sustentabilidade e competitividade. Na ocasião, o presidente da Nobile, Roberto Bertino, abriu agradeceu todos os parceiros e citou dados importantes do segmento.

Confira a galeria de fotos abaixo

“Os hotéis independentes representam hoje 87,9% da oferta hoteleira do Brasil, um número muito expressivo, muito relevante e que merece um olhar especial. Em números reais, quando falamos de hotéis independentes, estamos falando de aproximadamente 9,2 mil hotéis que oferecem mais de 250 mil quartos, frente a 1,2 mil hotéis de marcas nacionais e internacionais. A ideia do Fórum é promover justamente um debate apresentando um bom conteúdo, trazendo soluções, trazendo profissionais da área para que todos saiam daqui mais enriquecidos e apliquem esses conhecimentos nos seus hotéis”, ressaltou Roberto.

Logo em seguida, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, salientou seu trabalho em prol da hotelaria independente à frente da ABIH. “Quando eu assumi o cargo de presidente da ABIH, entidade que faz 83 anos agora em novembro, sendo a mais antiga do turismo brasileiro, fizemos um plano estratégico para sabermos quem éramos nós, quem somos nós e onde queremos chegar. A ABIH, o Fohb, Resorts Brasil, AB Motéis, todos nós temos que trabalhar em conjunto, sempre somando, para defendermos a hotelaria nacional”, revelou Manoel.

PAINÉIS

Marta Poggi, palestrante, Geraldo Figueirôa, da GF Viagem & Experiência e Waleria Fenato da Mark Up

Marta Poggi, palestrante, Geraldo Figueirôa, da GF Viagem & Experiência, e Waleria Fenato da Mark Up (Eric Ribeiro/M&E)

O primeiro painel realizado teve como tema principal “Como fazer o adequado plano de marketing e vendas do seu hotel e garantir quartos cheios o ano todo”. O painel, mediado por Adriana Paiva, trouxe para o debate nomes como Marta Poggi, palestrante e consultora de Turismo digital; Waleria Fenato, da Mark Up Consultoria; Geraldo Figueiroa, da GF Viagem, e Elaine Rodrigues, Business Development Manager da Sabre Hospitality Solutions.

Os painelistas discutiram a importância de traçar um plano de marketing assertivo, estudando a identidade do hotel e de seus hóspedes. “Ter uma estratégia é saber o que eu quero, onde eu quero chegar e definir o público que eu quero atingir, para a partir daí, eu escolher qual ferramente e conteúdo será utilizado para atrair esse o público”, explicou Marta Poggi.

Para Waleria, o que não pode faltar em um plano estratégico é o alinhamento entre setores. “O RM, alinhado com a equipe de Vendas e Marketing, vai montar toda a estratégia do hotel fazendo constantemente o monitoramento da oferta e demanda do mercado. Isso ajuda a elaborar previsões de demanda, montando cenários futuros, o que ajuda a montar a estratégia para obter lucro para o hotel”, disse a executiva.

Porém, é essencial que o hotel saiba colocar em prática o planejamento e que ele saía do papel. “Não adianta ter um plano de marketing maravilhoso se não for implementado, e muitas empresas acabam caindo nesse erro, as vezes por falta de tempo ou de equipe especializada. É necessário executar o plano, acompanhar os resultados e,  se necessário, fazer ajustes”, ressaltou Marta.

Roberto Bertino, presidente da Rede Nobile elencou os cinco pilares do sucesso do ramo hoteleiro

Roberto Bertino, presidente da Rede Nobile elencou os cinco pilares do sucesso do ramo hoteleiro (Eric Ribeiro/M&E)

A segunda palestra do dia foi comandada pelo presidente da Nobile, Roberto Bertino, que elencou “cinco passos para criar vantagens competitivas para seu hotel”. De acordo com ele, para ter vantagens competitivas é preciso adotar um posicionamento. Mas na hotelaria, os empreendimentos não podem escolher se serão líderes em produto, em serviço ou em custo. É necessário ser o melhor nos três quesitos pois a hotelaria é o negócio dos centavos, onde cada centavo importa.

Segundo Roberto, na hotelaria independente as coisas são feitas de forma empírica e os cinco passos para criar vantagens para esses hotéis são:

1. Padrões Operacionais – Roberto explica que é necessário ter um padrão que atinja quatro elementos: Um excelente produto, uma sensação de lugar, ser parte da comunidade onde está inserido e inspirar afeição e amor através do trabalho;

2. Fidelização – “Meu cliente tem que ser recorrente e não deve ficar comprando sempre pelas plataformas online. Ele tem que comprar direto comigo. Preciso fideliza-lo à mim e não à um canal de distribuição”, explicou Bertino.

3. Tecnologia – Apesar de muitas vezes caro, implementar tecnologia nos negócios é fundamental, de acordo com Roberto. Para economizar, Roberto indica que o empreendimento escolha a tecnologia que ofereça a solução que mais vai ajuda-lo, na área que ele mais precisa;

4. Poder de venda – “Ter o inventário nos melhores canais de venda é o que trará mais resultados”, afirmou Roberto;

5. Poder de compra – “Ter poder de compra é fundamental. E é o volume que gera poder de compra”, finalizou.

O dia terminou com a realização de outros dois painéis, que debateram a “Categorização com baixo investimento uma forma inteligente ao incremento na lucratividade do seu hotel” e a “Gestão sustentável na hotelaria”.

GALERIA:

Fotos: Eric Ribeiro

 

Receba nossas newsletters