Câmbio:

Idiomas:

Balneário Camboriú quer consolidar mês de julho e Natal como novas âncoras turísticas, diz secretário

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 31/05/2025 - 18:13

Evandro Neiva, secretário de Turismo de Balneário Camboriú (Beatriz do Vale/M&E)
Evandro Neiva, secretário de Turismo de Balneário Camboriú (Beatriz do Vale/M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) — O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, afirmou neste sábado (31), durante a BNT Mercosul, que a cidade pretende consolidar o mês de julho e o Natal como âncoras turísticas, reduzindo a sazonalidade e diversificando a oferta de atrações ao longo do ano.

Segundo Neiva, além das tradicionais atividades de verão, o município investe em programações específicas no fim do ano e no mês do aniversário da cidade. “Vamos abrir o Natal no dia 15 de novembro, com uma programação completa, não apenas iluminação. Em poucos anos, seremos um destino consolidado de experiência natalina”, disse.

Em julho, a prefeitura aposta na ampliação do BC Music, evento que será expandido para incluir gastronomia, arte e moda. “Queremos transformar julho em um mês de experiências, comemorando o aniversário da cidade. O trade acompanha esse movimento”, afirmou.

O secretário destacou que Balneário Camboriú busca se posicionar como destino turístico durante todo o ano. “Hoje posso dizer que Balneário acontece o ano inteiro. Estamos quebrando o paradigma da baixa temporada, oferecendo estrutura e experiências contínuas”, declarou.

Neiva também mencionou a evolução da infraestrutura hoteleira, que atualmente soma cerca de 22 mil leitos. “A hotelaria e a hospitalidade mudaram muito. O turista é dinâmico, gosta de circular, e a nossa região é privilegiada nesse aspecto”, afirmou.

Captação de eventos

Entre as estratégias para ampliar o fluxo de visitantes, Neiva ressaltou o papel do Expo Centro, considerado um dos centros de convenções mais modernos do país. “Estamos aumentando muito o número de feiras e atraindo o turista de negócios, que, quando bem atendido, volta com a família para lazer”, disse.

Ele também destacou a importância da BNT Mercosul, que chega à 31ª edição. “Para nós, de Balneário Camboriú, é um privilégio ser anfitrião. Agências, operadoras e destinos vêm para fazer negócios e conhecer a cidade”, afirmou.

Turismo internacional

Neiva apontou crescimento expressivo do turismo internacional, principalmente de visitantes da Argentina, Chile e Uruguai. Também houve aumento na chegada de turistas de estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

“Balneário Camboriú está preparada para receber turistas o ano todo. Quem vem, sai com vontade de voltar, porque sempre há algo novo para fazer”, concluiu.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.