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Aviação / Destinos / Política

Espanha espera crescimento de 20% no fluxo de brasileiros em 2018

Gonzalo Romero, da AIr Europa, Juan Antonio Ruiz Morales, conselheiro de Turismo da Embaixada Espanhola, Fernando Garcia Casas, Embaixador da Espanha, Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Angel Vazquez, cônsul da Espanha em SP

Gonzalo Romero, da Air Europa, Juan Ruiz Morales, do turismo da Espanha, Fernando Garcia Casas, Embaixador da Espanha, Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Angel Vazquez, cônsul da Espanha em SP (Foto: Eric Ribeiro)

SÃO PAULO – Em reunião realizada no Escritório de Turismo da Espanha nesta segunda-feira (12), Fernando Garcia Casas, Embaixador da Espanha, Magda Nassar, presidente da Braztoa, Ángel Vázquez, Cônsul da Espanha no Brasil, Juan Ruiz Morales, do Turismo da Espanha, e Gonzalo Romero, diretor da Air Europa no Brasil, discutiram os resultados do turismo brasileiro na Espanha nos primeiros nove meses de 2018 e fizeram uma prospecção para 2019.

Se em 2017 o turismo de brasileiros na Espanha bateu recorde, apresentando aumento de 25,7% em relação a 2016, e um total de 468 mil visitantes, que tiveram gasto médio de 335 euros por dia no país, a expectativa é que 2018 obtenha números ainda melhores. De janeiro a agosto o setor apresentou crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um total de 371 mil turistas brasileiros até o mês de agosto. Isso mesmo com as baixas que ocorreram no setor econômico do país entre abril e agosto, como a greve dos caminhoneiros, que esfriaram o mercado. Apesar disso, a previsão é que entre outubro e dezembro o setor volte a aquecer e ultrapasse os números de 2017 por cerca de 20%.

Além disso, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que 80% dos turistas que visitam a Espanha fazem a opção de retornar ao país, e que 4 em cada 10, acabam retornando mais de 10 vezes. Os locais mais visitados são a capital, Madri, e a região da Catalunha. No entanto, Ruiz afirma que as regiões da Galícia e de Valência têm apresentado grande crescimento e projeta que a Andaluzia será a próxima na lista de mais visitadas do país.

Juan Antonio Ruiz Morales, conselheiro de Turismo da Embaixada Espanhola

Juan Antonio Ruiz Morales, conselheiro de Turismo da Embaixada Espanhola (Foto: Eric Ribeiro)

A expectativa de Ruiz é que os números cresçam, e para isso a Espanha vem realizando um trabalho com o intuito de tornar o país um destino mais conhecido para os brasileiros, fortalecendo a oferta gastronômica e de outros serviços turísticos e reforçando a formação dos agentes de viagem, além de atualizar o aplicativo focando numa melhor formação dos agentes de viagem e a atualização do aplicativo “Minha Espanha”, para que sua interface seja mais amigável e ajude os visitantes a definir rotas e até mesmo reservar passagens.

Além disso, o embaixador Fernando Garcia Casas comentou as mudanças do Governo Federal Brasileiro e espera que as relações bilaterais que ocorreram com os governos anteriores e que ocorrem hoje com o presidente Michel Temer, permaneçam com o presidente eleito Jair Bolsonaro.

CONEXÃO AÉREA

Romero mostrou números de ocupação nos voos da Air Europa que saem de São Paulo, Salvador e Recife: 92%, 90% e 80% respectivamente. Ainda falou da possível chegada de companhias low-cost, que acredita servirem para que as grandes abram os olhos e melhorem seus serviços, além de deixar claro que o mercado tem oportunidades para todos.

Ainda sobre as low-costs, Magda Nassar tem dúvidas sobre a efetividade das companhias desse modelo no Brasil. “Os brasileiros gostam de qualidade tanto quanto de preço, a Gol começou como low-cost e não obteve resultados expressivos e se remodelou. E a diferença de preços das low-costs não é tão grande no Brasil como é na Europa, por isso fica a dúvida se dará certo. Mas queremos que venham todas!” comentou.

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